INCLUSÃO DA PROPOSTA CURRICULAR NA EJA CAMPO: VALORIZAÇÃO DOS SABERES LOCAIS DA COMUNIDADE CAMPESINA DE POÇO DO PAU - PASSIRA-PE
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O estudo fundamenta-se em autores como Arroyo (2007), Caldart (2012) e Molina (2011), que defendem a educação do campo como um direito e um processo de fortalecimento da identidade dos sujeitos campesinos. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e caracteriza-se como um estudo de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas e observação dos participantes para compreender as práticas pedagógicas e a relação da escola com a realidade dos estudantes. Os resultados indicam que a proposta curricular, quando alinhada aos saberes locais, contribui significativamente para o engajamento dos estudantes, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada. No entanto, desafios como a falta de formação específica para os educadores, a integração da cultura local ao Currículo Escolar e a necessidade de maior suporte institucional ainda persistem no alinhamento da política econômica neoliberal. Deste modo, será descrito quais ferramentas os professores utilizam como recurso para trabalhar o processo de inclusão da cultura do homem camponês, a proposta curricular da normativa da EJA CAMPO, reafirmando o estabelecimento de parcerias entre a escola e grupo culturais locais, tornando-se redes de colaboração duradouras, facilitando a realização contínua de atividades culturais e educativas. Assim, nota-se que o sujeito do campo não se resume só a escola nas diferentes situações aprendem a interpretar e transformar o mundo que o cerca. Conclui-se, que a efetivação de uma educação do campo emancipatória requer políticas públicas que assegurem currículos flexíveis, voltados para a valorização da cultura e do modo de vida campesino." 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