A ARTE COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126704 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4285 "inscrito_id" => 7311 "titulo" => "A ARTE COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "O Decreto nº 12.385/2025 restringe o uso de aparelhos eletrônicos pessoais nas escolas para incentivar a socialização e a troca de conhecimentos entre as crianças. No entanto, essa proibição afeta especialmente algumas crianças com TEA, que muitas vezes utilizam o celular como ferramenta de distração e apoio emocional. Diante disso, foi elaborado o projeto Mundo do Davi, voltado para um aluno com dificuldades de autoestima, interação social e expressão de suas emoções. O projeto busca estimular sua expressão criativa por meio da arte de suas emoções e de atividades sensoriais, promovendo seu desenvolvimento emocional, fortalecendo sua autoestima e contribuindo para a sua coordenação motora fina. A abordagem lúdica e autônoma das atividades visa tornar o aprendizado mais acessível e envolvente, ajudando-o a construir o conhecimento e desenvolver novas habilidades artísticas e estéticas. Este projeto tem como objetivo promover a expressão criativa, o desenvolvimento cognitivo e emocional dele, proporcionando um espaço seguro e acolhedor para sua auto expressão com diversos materiais e suportes. A metodologia inclui atividades artísticas durante o intervalo escolar, com materiais diversos disponibilizados e acompanhamento de uma monitora. O projeto tem como fundamentação teórica os seguintes autores: Carlos Rodrigues Brandão(1982), Jorge Coli (1989), Philippe Greig (2004) Thiago Castro(2023), Grandin e Panek(2024). Ao final do projeto, será realizada uma exposição dos trabalhos do aluno, incentivando sua autonomia e valorização. A arte é uma ferramenta transformadora para crianças autistas, promovendo inclusão e bem-estar emocional. Ao implementar este projeto, espera-se desvendar o potencial transformador da arte na vida da criança. É fundamental que iniciativas como esta sejam implementadas e avaliadas, para que possamos compreender melhor o impacto da arte no desenvolvimento das crianças e garantir que cada uma delas tenha autonomia, oportunidade de florescer e viver uma vida plena e independente de maneira inclusiva de fato." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7311_TB4285_30102025234240.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARKIANE SANTOS" "autor_nome_curto" => "DARKIANE" "autor_email" => "darkianesantos02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126704 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4285 "inscrito_id" => 7311 "titulo" => "A ARTE COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "O Decreto nº 12.385/2025 restringe o uso de aparelhos eletrônicos pessoais nas escolas para incentivar a socialização e a troca de conhecimentos entre as crianças. No entanto, essa proibição afeta especialmente algumas crianças com TEA, que muitas vezes utilizam o celular como ferramenta de distração e apoio emocional. Diante disso, foi elaborado o projeto Mundo do Davi, voltado para um aluno com dificuldades de autoestima, interação social e expressão de suas emoções. O projeto busca estimular sua expressão criativa por meio da arte de suas emoções e de atividades sensoriais, promovendo seu desenvolvimento emocional, fortalecendo sua autoestima e contribuindo para a sua coordenação motora fina. A abordagem lúdica e autônoma das atividades visa tornar o aprendizado mais acessível e envolvente, ajudando-o a construir o conhecimento e desenvolver novas habilidades artísticas e estéticas. Este projeto tem como objetivo promover a expressão criativa, o desenvolvimento cognitivo e emocional dele, proporcionando um espaço seguro e acolhedor para sua auto expressão com diversos materiais e suportes. A metodologia inclui atividades artísticas durante o intervalo escolar, com materiais diversos disponibilizados e acompanhamento de uma monitora. O projeto tem como fundamentação teórica os seguintes autores: Carlos Rodrigues Brandão(1982), Jorge Coli (1989), Philippe Greig (2004) Thiago Castro(2023), Grandin e Panek(2024). Ao final do projeto, será realizada uma exposição dos trabalhos do aluno, incentivando sua autonomia e valorização. A arte é uma ferramenta transformadora para crianças autistas, promovendo inclusão e bem-estar emocional. Ao implementar este projeto, espera-se desvendar o potencial transformador da arte na vida da criança. É fundamental que iniciativas como esta sejam implementadas e avaliadas, para que possamos compreender melhor o impacto da arte no desenvolvimento das crianças e garantir que cada uma delas tenha autonomia, oportunidade de florescer e viver uma vida plena e independente de maneira inclusiva de fato." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7311_TB4285_30102025234240.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARKIANE SANTOS" "autor_nome_curto" => "DARKIANE" "autor_email" => "darkianesantos02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }