Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA): DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA FORTALECIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente relato de experiência objetiva analisar as possibilidades de interações mediadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Centro de Referência do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (CEMITec). A justificativa desta iniciativa é decorrente de dificuldades encontradas pelos estudantes no acesso a recursos educacionais para atendimento a práticas de leitura e estudos integrados aos objetos de conhecimento trabalhados pela equipe docente. O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) consiste em uma política educacional, com atendimento no ano letivo de 2024, a 15.829 estudantes, 1034 turmas na rede estadual de ensino em localidades de difícil acesso no Estado da Bahia. Atualmente, o EMITec tem como abrangência 334 localidades, 125 municípios vinculados a 25 Territórios de Identidade. A abordagem é qualitativa, de cunho descritivo, a partir de análise documental, relatórios emitidos pelo AVA e acompanhamento dos espaços de interação e acesso aos objetos de aprendizagem. Como procedimentos metodológicos realizou-se a estruturação do ambiente virtual de aprendizagem, elaboração de tutorial com orientações para acesso aos espaços de interação; organização de espaços virtuais por área do conhecimento e de projetos especiais, além de acesso às aulas gravadas e disponibilização de recursos educacionais para complementação e consolidação de aprendizagens. As perspectivas teóricas transitam em categorias/autores sobre Tecnologias Castells (2000), Lima Jr.(2007), Lévy (2003); Objetos de aprendizagem Silveira; Carneiro (2012), Freire (1971a) e Difusão do conhecimento Galeffi (2011) e Fróes Burnham (2012). Com a incorporação das tecnologias digitais na sociedade contemporânea e a popularização dos dispositivos móveis, embora tenhamos uma percepção de que há a aproximação entre pessoas e instituições, convivemos com os desafios da efetivação de processos comunicativos e aproximação de indivíduos. Ainda que as tecnologias contribuam com possibilidades de mediação, a comunicação não se reduz a acesso de conteúdos e materiais, mas a interação necessária para o processo de difusão e produção de conhecimentos. Dessa forma, a criação de um espaço de interação para os estudantes, no AVA, possibilita o acesso a diversos objetos de aprendizagem, com possibilidades de ampliar a compreensão acerca da utilização de tecnologias digitais a serviço da construção do conhecimento e oportunidades de interações dos estudantes ao acessarem o AVA, apropriando-se de recursos e objetos educacionais com a finalidade de qualificar os processos comunicacionais entre os atores envolvidos para a difusão de conhecimento na oferta do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica.

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