ATLAS DE HISTOLOGIA COM IMAGENS MICROSCÓPICAS FEITAS COM SMARTPHONE: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA OTIMIZAR A APRENDIZAGEM NA AULA PRÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126711 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4297 "inscrito_id" => 11688 "titulo" => "ATLAS DE HISTOLOGIA COM IMAGENS MICROSCÓPICAS FEITAS COM SMARTPHONE: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA OTIMIZAR A APRENDIZAGEM NA AULA PRÁTICA" "resumo" => "Histologia é a ciência que estuda tecidos biológicos, sua estrutura, formação e função. A excelência da aula prática ocorre quando as estruturas histológicas, descritas na teoria, são identificadas nas imagens microscópicas. Esse processo, depende da qualidade de três itens (lâminas – microscópios – imagens de apoio), mas a ausência ou falha em um ou mais itens dessa tríade é recorrente nas aulas práticas. Somando-se a esta estatística, a turma mista dos cursos de saúde do 2º período – 2025.1, na UNINASSAU, Polo Caxangá, Recife -PE, experienciou práticas de observações histológicas com ausência de imagens reais de apoio, e esta falta de referência induziu os alunos a registrar todas as imagens visualizadas sem reconhecer o que realmente era importante. Por este motivo, notou-se a necessidade de criação de um atlas de histologia, para auxiliar o professor, como uma ferramenta didática, a fim de direcionar a análise ao objeto principal da lâmina e gerar maior interesse e aproveitamento do conteúdo. Para isso, as imagens dos tecidos básicos ou primários (epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso), observadas em microscópio óptico ZEISS binocular (com lentes oculares (10X) e objetivas (de 4X, 10X, 40X e 100X)) e registradas por smartphones de marcas e modelos distintos, foram guardadas em um banco de dados no computador. Em seguida, por meio de estudo em livros acadêmicos e revistas científicas, elas foram comparadas a outros registros de tecidos, identificando-se as principais estruturas com símbolos e informações (nome, localização, tecido, função). O atlas histológico já está disponível no formato físico e posteriormente estará no formato digital, podendo ser usado no ensino médio ou em cursos da área de saúde. A confecção deste material comprova que uma conduta simples pode ser o diferencial para ajustar uma aula prática e torná-la mais eficiente, colaborando positivamente com a educação e aumentando o interesse acadêmico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11688_TB4297_29102025081427.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDE LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEIDE" "autor_email" => "cleideleite@recife.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126711 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4297 "inscrito_id" => 11688 "titulo" => "ATLAS DE HISTOLOGIA COM IMAGENS MICROSCÓPICAS FEITAS COM SMARTPHONE: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA OTIMIZAR A APRENDIZAGEM NA AULA PRÁTICA" "resumo" => "Histologia é a ciência que estuda tecidos biológicos, sua estrutura, formação e função. A excelência da aula prática ocorre quando as estruturas histológicas, descritas na teoria, são identificadas nas imagens microscópicas. Esse processo, depende da qualidade de três itens (lâminas – microscópios – imagens de apoio), mas a ausência ou falha em um ou mais itens dessa tríade é recorrente nas aulas práticas. Somando-se a esta estatística, a turma mista dos cursos de saúde do 2º período – 2025.1, na UNINASSAU, Polo Caxangá, Recife -PE, experienciou práticas de observações histológicas com ausência de imagens reais de apoio, e esta falta de referência induziu os alunos a registrar todas as imagens visualizadas sem reconhecer o que realmente era importante. Por este motivo, notou-se a necessidade de criação de um atlas de histologia, para auxiliar o professor, como uma ferramenta didática, a fim de direcionar a análise ao objeto principal da lâmina e gerar maior interesse e aproveitamento do conteúdo. Para isso, as imagens dos tecidos básicos ou primários (epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso), observadas em microscópio óptico ZEISS binocular (com lentes oculares (10X) e objetivas (de 4X, 10X, 40X e 100X)) e registradas por smartphones de marcas e modelos distintos, foram guardadas em um banco de dados no computador. Em seguida, por meio de estudo em livros acadêmicos e revistas científicas, elas foram comparadas a outros registros de tecidos, identificando-se as principais estruturas com símbolos e informações (nome, localização, tecido, função). O atlas histológico já está disponível no formato físico e posteriormente estará no formato digital, podendo ser usado no ensino médio ou em cursos da área de saúde. A confecção deste material comprova que uma conduta simples pode ser o diferencial para ajustar uma aula prática e torná-la mais eficiente, colaborando positivamente com a educação e aumentando o interesse acadêmico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11688_TB4297_29102025081427.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDE LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEIDE" "autor_email" => "cleideleite@recife.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }