Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATLAS DE HISTOLOGIA COM IMAGENS MICROSCÓPICAS FEITAS COM SMARTPHONE: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA OTIMIZAR A APRENDIZAGEM NA AULA PRÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Histologia é a ciência que estuda tecidos biológicos, sua estrutura, formação e função. A excelência da aula prática ocorre quando as estruturas histológicas, descritas na teoria, são identificadas nas imagens microscópicas. Esse processo, depende da qualidade de três itens (lâminas – microscópios – imagens de apoio), mas a ausência ou falha em um ou mais itens dessa tríade é recorrente nas aulas práticas. Somando-se a esta estatística, a turma mista dos cursos de saúde do 2º período – 2025.1, na UNINASSAU, Polo Caxangá, Recife -PE, experienciou práticas de observações histológicas com ausência de imagens reais de apoio, e esta falta de referência induziu os alunos a registrar todas as imagens visualizadas sem reconhecer o que realmente era importante. Por este motivo, notou-se a necessidade de criação de um atlas de histologia, para auxiliar o professor, como uma ferramenta didática, a fim de direcionar a análise ao objeto principal da lâmina e gerar maior interesse e aproveitamento do conteúdo. Para isso, as imagens dos tecidos básicos ou primários (epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso), observadas em microscópio óptico ZEISS binocular (com lentes oculares (10X) e objetivas (de 4X, 10X, 40X e 100X)) e registradas por smartphones de marcas e modelos distintos, foram guardadas em um banco de dados no computador. Em seguida, por meio de estudo em livros acadêmicos e revistas científicas, elas foram comparadas a outros registros de tecidos, identificando-se as principais estruturas com símbolos e informações (nome, localização, tecido, função). O atlas histológico já está disponível no formato físico e posteriormente estará no formato digital, podendo ser usado no ensino médio ou em cursos da área de saúde. A confecção deste material comprova que uma conduta simples pode ser o diferencial para ajustar uma aula prática e torná-la mais eficiente, colaborando positivamente com a educação e aumentando o interesse acadêmico.

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