Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E O ENSINO REVERSÍVEL: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E ENSINO EM COLÉGIO MILITAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Piaget é mais conhecido pelos quatro períodos de desenvolvimento cognitivo do que por conceitos-chave, tais como assimilação, acomodação e equilibração. Aqui se pretende discutir algumas implicações da teoria de Piaget para o ensino e a aprendizagem, por meio do conceito de ensino reversível, no qual um indivíduo é capaz de percorrer um caminho cognitivo e, após, percorrê-lo mentalmente em sentido inverso, de modo a reencontrar o ponto de partida não modificado. A experiência se deu em um Colégio Militar e iniciou-se em outubro de 2014, trabalhando na função de monitor, onde foi possível vivenciar um processo de ensino reversível, pois tinha-se a oportunidade de dialogar com cada estudante e aplicar ações e demonstrações, sempre integradas à argumentação. A relação entre professores/as e estudantes no espaço escolar não se reduz à transmissão de conhecimento, mesmo nas escolas militares. O crescimento mental da criança se dá por assimilação, acomodação e equilibração, a partir dos quais pode-se chegar a uma ideia de estrutura cognitiva dentro da teoria piagetiana. A relação de parceria entre o docente e os/as estudantes, com diálogo permanente, boas práticas didáticas para o ensino de Física, foram fundamentais para os bons resultados na referida disciplina, além de possibilitar reconhecimento na atuação docente, pelos pares, pelos estudantes e pela instituição, reafirmando a importância do ensino reversível no fazer docente e no processo de ensino-aprendizagem. A Equilibração Majorante ante ao rompimento do equilíbrio mental por experiências não-assimiláveis possibilitou um ambiente favorável à abordagem do conteúdo e à evolução dos estudantes. Outro resultado importante foi que o ensino reversível não significa eliminação do desequilíbrio, mas passar de um estado de equilíbrio para outro, por meio de uma sucessão de estados de equilíbrio muito próximos, deixando-nos a impressão de que os/as estudantes podem desenvolver seus próprios esquemas de assimilação.

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