A TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E O ENSINO REVERSÍVEL: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E ENSINO EM COLÉGIO MILITAR
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Aqui se pretende discutir algumas implicações da teoria de Piaget para o ensino e a aprendizagem, por meio do conceito de ensino reversível, no qual um indivíduo é capaz de percorrer um caminho cognitivo e, após, percorrê-lo mentalmente em sentido inverso, de modo a reencontrar o ponto de partida não modificado. A experiência se deu em um Colégio Militar e iniciou-se em outubro de 2014, trabalhando na função de monitor, onde foi possível vivenciar um processo de ensino reversível, pois tinha-se a oportunidade de dialogar com cada estudante e aplicar ações e demonstrações, sempre integradas à argumentação. A relação entre professores/as e estudantes no espaço escolar não se reduz à transmissão de conhecimento, mesmo nas escolas militares. O crescimento mental da criança se dá por assimilação, acomodação e equilibração, a partir dos quais pode-se chegar a uma ideia de estrutura cognitiva dentro da teoria piagetiana. 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