Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE SER PROFESSOR: A TROCA ENTRE PARES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este texto apresenta alguns dados da pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo grupo de pesquisa GESE, com o objetivo de compreender como acontece o processo de construção do ser professor, por profissionais iniciantes, recém efetivados na rede municipal de Juiz de Fora. O fato da referida rede ter efetivado 898 professores, no início de 2024, constiui uma significativa oportunidade de refletir sobre as políticas voltadas aos professores iniciantes, indicadas como necessárias no documento-base para o futuro Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado no CONAE-2024. A pesquisa de caráter quanti-qualitativo, vem sendo desenvolvida com base no Ciclo de Políticas de Ball e emprega como instrumentos um questionário online e entrevistas a serem realizadas ao longo de 3 anos (2024-2026) com 21 professores recém efetivados na rede municipal de Juiz de Fora, selecionados a partir de critérios como: ter respondido o questionário online e manifestado interesse em participar da entrevista, ter menos de 3 anos de experiência profissional. O questionário aplicado no perído de 18/03 a 03/05 de 2024, contou com a participação de 232 professores (25,8% do total efetivado), sendo 90,1% do sexo feminino, em relação a faixa etária, a maioria possui mais de 33 anos. Devido ao longo prazo sem concurso, muitos dos professores efetivados, não são novatos na rede de ensino (30,6% lecionam há mais de 15 anos), o que é um ponto que pode impactar na relação de troca com os professores menos experientes, sendo essa forma a indicada por 48,3% dos professores como alternativa para superar dificuldades em seu trabalho. A troca de experiências entre pares é destacada por Tardif (2007) como extremamente importante no processo de constituição de ser professores, em especial entre os 3 e 5 primeiros anos de trabalho.

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