NEUROCIÊNCIA COGNITIVA: O RACIOCÍNIO, A MEMÓRIA, A LINGUAGEM, A CRIATIVIDADE E A APRENDIZAGEM COM O USO DAS TECNOLOGIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126716 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4306 "inscrito_id" => 977 "titulo" => "NEUROCIÊNCIA COGNITIVA: O RACIOCÍNIO, A MEMÓRIA, A LINGUAGEM, A CRIATIVIDADE E A APRENDIZAGEM COM O USO DAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "O presente estudo traz a Neurociência Cognitiva como uma das subdivisões neurocientíficas de investigação, dentre elas a cognição, os estudos das capacidades mentais do ser humano, tem grande influências sobre o processo do aprendizado. É nesta perspectiva que se desenvolve a criação de experiências e aprendizagens dos educandos. A integração da Neurociência cognitiva, e das tecnologias emergentes com a aprendizagem dos alunos no espaço escolar, com as diversas ferramentas educacionais é propício para o processo de ensino e aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento no trabalho do professor e aprendiz, assim, tornar-se um campo flexível e em evolução para entender as necessidades da educação moderna. Este estudo versa sobre uma revisão de literatura de caráter exploratório de natureza qualitativa, com o objetivo de conhecer as contribuições da Neurociência cognitiva para a educação e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias digitais educacional. Para tanto, foram definidos dois objetivos específicos tais como: pesquisar e analisar como a neurociência cognitiva contribui para a educação e de que maneira as tecnologias podem facilitar a trajetória para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Para promover o exercício da interatividade e da colaboração o Professor precisa ser dialógico, saber interagir e avaliar cada situação, desta forma possa desenvolver competências e habilidades acadêmicas nos educandos. Neste sentido, o campo da Neurociência cognitiva relacionado à aprendizagem com a interface das tecnologias, torna-se um campo fecundo para a inovação educacional e a comunidade da pesquisa. Esta é uma etapa muito importante para a evolução dos momentos teóricos e práticos, caracterizando sua importância para o desenvolvimento e acompanhamento dos métodos de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID977_TB4306_30102025173407.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOMAR DA COSTA BARROS" "autor_nome_curto" => "GIOMAR" "autor_email" => "gcb@estudantes.ufpb.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126716 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4306 "inscrito_id" => 977 "titulo" => "NEUROCIÊNCIA COGNITIVA: O RACIOCÍNIO, A MEMÓRIA, A LINGUAGEM, A CRIATIVIDADE E A APRENDIZAGEM COM O USO DAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "O presente estudo traz a Neurociência Cognitiva como uma das subdivisões neurocientíficas de investigação, dentre elas a cognição, os estudos das capacidades mentais do ser humano, tem grande influências sobre o processo do aprendizado. É nesta perspectiva que se desenvolve a criação de experiências e aprendizagens dos educandos. A integração da Neurociência cognitiva, e das tecnologias emergentes com a aprendizagem dos alunos no espaço escolar, com as diversas ferramentas educacionais é propício para o processo de ensino e aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento no trabalho do professor e aprendiz, assim, tornar-se um campo flexível e em evolução para entender as necessidades da educação moderna. Este estudo versa sobre uma revisão de literatura de caráter exploratório de natureza qualitativa, com o objetivo de conhecer as contribuições da Neurociência cognitiva para a educação e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias digitais educacional. Para tanto, foram definidos dois objetivos específicos tais como: pesquisar e analisar como a neurociência cognitiva contribui para a educação e de que maneira as tecnologias podem facilitar a trajetória para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Para promover o exercício da interatividade e da colaboração o Professor precisa ser dialógico, saber interagir e avaliar cada situação, desta forma possa desenvolver competências e habilidades acadêmicas nos educandos. Neste sentido, o campo da Neurociência cognitiva relacionado à aprendizagem com a interface das tecnologias, torna-se um campo fecundo para a inovação educacional e a comunidade da pesquisa. Esta é uma etapa muito importante para a evolução dos momentos teóricos e práticos, caracterizando sua importância para o desenvolvimento e acompanhamento dos métodos de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID977_TB4306_30102025173407.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOMAR DA COSTA BARROS" "autor_nome_curto" => "GIOMAR" "autor_email" => "gcb@estudantes.ufpb.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }