Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GRUPO DE LEITURA: EDUCAÇÃO E TRANSGRESSÕES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O grupo de leitura "Educação e Transgressões" surgiu a partir do projeto de pesquisa “Investigando caminhos de transgressão: perspectivas decoloniais e queer nas teorias e práticas educacionais”, coordenado pelo Professor Aristeu Portela Júnior (UFRPE). O grupo tem como objetivo transgredir hegemonias e opressões manifestadas nas perspectivas e práticas políticas, teóricas e epistemológicas dos participantes, por meio de encontros presenciais e debates livres. Como leitura inaugural, escolhemos o livro ''O Pacto da Branquitude'' (2022), de Cida Bento, obra que discute os acordos silenciosos que sustentam privilégios e desigualdades raciais no Brasil. O projeto do grupo de leitura teve como objetivos refletir criticamente sobre o conceito de "pacto da branquitude" apresentado pela autora, promovendo debates coletivos que articulassem o tema com experiências pessoais e a futura prática pedagógica dos participantes. Além disso, buscamos incentivar a leitura crítica e o aprofundamento na compreensão das estruturas do racismo e da branquitude. Realizamos no ano de 2023 dois encontros presenciais. Ao total tivemos 30 participantes inscritos, entre eles estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras, Química, Ciências Biológicas e do Bacharelado em Ciências Sociais. As principais motivações para as inscrições incluíram o desenvolvimento pessoal e profissional, o interesse pela temática racial, a realização de atividades extracurriculares e afinidades com a metodologia proposta. As discussões foram realizadas nos dias 29/11/2023 e 05/12/2023, no Bloco B do Departamento de Educação da UFRPE. A partir dos principais temas abordados pela autora, foi possível pensar em frases e perguntas geradoras para iniciar o diálogo de cada encontro, articulando experiências individuais, familiares, profissionais e acadêmicas. Assim, foi possível ampliar nosso entendimento sobre o pacto narcísico, branquitude, colonização europeia e capitalismo racial. A realização dessa atividade é avaliada como inovadora dentro do Departamento de Educação e contribui para a produção de espaços de diálogos que vão além dos componentes curriculares.

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