Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E DOCÊNCIA: DIFICULDADES E CONTRATEMPOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a questão da educação antirracista, quais dificuldades e contratempos encontrados pelos diocentes. Enxergamos que muitos encontram dificuldades para abordar essa temática em suas aulas, ou quando o fazem buscam datas especificas como o data da consciência negra. Esse estudo buscou entender o quanto a educação antirracista é invizibilizada não por partes dos docentes, mas pela falta de estrutura ofertada aos mesmos, assim ao investigar as matrizes curriculares de universidades do Rio de Janeiro, sendo duas públicas e duas privadas e saber quais disciplinas ofertadas contribuem para a formação dos futuros docentes do curso de pedagogia, acretidamos que uma educação pauta no antiracismo é extremamente necessária, visto que muitas crianças negras ainda nos dias atuais sofrem com a falta de representatividade de pessoas negras, seja no espaço escolar ou outros ambientes. Realizamos um estudo comparativo da matriz curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Iguaçu e com esse estudo valorizar de maneria significativa para uma formação pautada na educação antirracista, onde a mesma sirva de ferramenta pedagôgica efetiva dentro do espaço escolar e também fora dele. Assim sendo, após análise quanti-qualitativa das matrizes curriculares com o viés antirracista tivemos como premissa não só a abordagem teórica, mas também a implementação de práticas pedagógicas que envolveram toda a comunidade educacional promovendo oficinas antirracistas tendo como principal objetivo promover um espaço de reflexão, aprendizado e ação sobre o racismo e suas diversas formas de manifestação que valorizem a diversidade, promovam o respeito e fortaleçam as relações interétnicas. Por fim, avaliamos os resultados desse estudo na prática, as políticas de inclusão e diversidade, a necessidade do engajamento de toda comunidade escolar e não escolar, com avaliação e reflexão contínua com foco constante aos debates que vierem a surgir, educação para uma educação consciente que atenda a todos.

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