FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO PROGRAMA NACIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126720 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4311 "inscrito_id" => 6715 "titulo" => "FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO PROGRAMA NACIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "A Universidade Iguaçu foi pioneira ao se instalar na Baixada Fluminense e, deste então, tem contribuído para o desenvolvimento com a formação e a capacitação de profissionais das diversas áreas no mercado, priorizando os cursos de Licenciaturas trazendo diversos benefícios, tpara a instituição quanto para a sociedade. Diante desta característica destacamos o incentivo e apoio na participação no Programa Nacional de Bolsa de Iniciação à Docência, que estimulam a articulação entre teoria e prática conduzido em parceria com a rede pública de Educação Básica, nos Municípios. Assim sendo, é basilar nosso objetivo compreender as representações sociais dos licenciandos participantes da edição vigente(2024-26) quanto a sua formação e prática docente, por meio dos primeiros relatórios.As representações sociais são, portanto, elaboradas e compartilhadas socialmente e influenciam a forma como os grupos sociais e os indivíduos vêm a realidade. Dentre a variedade de técnicas de coleta e tratamento de dados que podem identificar os elementos que compõem a prática e formação docente dos pibidianos vivenciados nas escolas, consideramos relevante compreender os sentidos atribuídos e identificados onde procedemos a análise de conteúdo(Bardin,2016), desvendando significações de diferentes registros dos pibidianos quanto as suas crenças, valores, experiências e vivências, a fim de auxiliar no processo ensino e aprendizagem no desenvolvimento da sua formação e prática vivenciado na educação básica. Diante aos relatórios identificamos relação do “saber” e o “fazer” docente, pois descrevem uma maior compreensão dos conceitos teóricos das metodologias pedagógicas; o desenvolvimento das habilidades críticas e analíticas dos participantes; a implementação das metodologias discutidas, resultando em melhorias no ensino; fortalecimento da rede de apoio profissional e integração de novas práticas; atualização com tendências pedagógicas modernas e eficazes e melhoria na compreensão e desempenho dos alunos. Sendo assim, a atividade foi altamente proveitosa, contribuindo para a formação contínua dos educadores e a qualidade do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6715_TB4311_30102025193305.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDITH MARIA MARQUES MAGALHAES" "autor_nome_curto" => "EDITH" "autor_email" => "edithmagalhaes20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126720 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4311 "inscrito_id" => 6715 "titulo" => "FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO PROGRAMA NACIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "A Universidade Iguaçu foi pioneira ao se instalar na Baixada Fluminense e, deste então, tem contribuído para o desenvolvimento com a formação e a capacitação de profissionais das diversas áreas no mercado, priorizando os cursos de Licenciaturas trazendo diversos benefícios, tpara a instituição quanto para a sociedade. Diante desta característica destacamos o incentivo e apoio na participação no Programa Nacional de Bolsa de Iniciação à Docência, que estimulam a articulação entre teoria e prática conduzido em parceria com a rede pública de Educação Básica, nos Municípios. Assim sendo, é basilar nosso objetivo compreender as representações sociais dos licenciandos participantes da edição vigente(2024-26) quanto a sua formação e prática docente, por meio dos primeiros relatórios.As representações sociais são, portanto, elaboradas e compartilhadas socialmente e influenciam a forma como os grupos sociais e os indivíduos vêm a realidade. Dentre a variedade de técnicas de coleta e tratamento de dados que podem identificar os elementos que compõem a prática e formação docente dos pibidianos vivenciados nas escolas, consideramos relevante compreender os sentidos atribuídos e identificados onde procedemos a análise de conteúdo(Bardin,2016), desvendando significações de diferentes registros dos pibidianos quanto as suas crenças, valores, experiências e vivências, a fim de auxiliar no processo ensino e aprendizagem no desenvolvimento da sua formação e prática vivenciado na educação básica. Diante aos relatórios identificamos relação do “saber” e o “fazer” docente, pois descrevem uma maior compreensão dos conceitos teóricos das metodologias pedagógicas; o desenvolvimento das habilidades críticas e analíticas dos participantes; a implementação das metodologias discutidas, resultando em melhorias no ensino; fortalecimento da rede de apoio profissional e integração de novas práticas; atualização com tendências pedagógicas modernas e eficazes e melhoria na compreensão e desempenho dos alunos. Sendo assim, a atividade foi altamente proveitosa, contribuindo para a formação contínua dos educadores e a qualidade do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6715_TB4311_30102025193305.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDITH MARIA MARQUES MAGALHAES" "autor_nome_curto" => "EDITH" "autor_email" => "edithmagalhaes20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }