Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE A INVISIBILIDADE E O DIREITO À PERMANÊNCIA: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM VISÃO MONOCULAR NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126723
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4319
    "inscrito_id" => 11520
    "titulo" => "ENTRE A INVISIBILIDADE E O DIREITO À PERMANÊNCIA: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM VISÃO MONOCULAR NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "A inclusão de estudantes com visão monocular no ensino superior permanece como uma demanda urgente e, ao mesmo tempo, invisibilizada pelas políticas institucionais e pelas práticas pedagógicas que não reconhecem as especificidades dessa condição. O presente artigo, derivado da dissertação de mestrado profissional em Educação desenvolvida na Universidade Regional do Cariri (URCA), tem como objetivo analisar os desafios e os sentidos atribuídos às experiências escolares de um estudante com visão monocular, matriculado em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no interior do Cariri cearense. A pesquisa está ancorada em uma abordagem qualitativa de base fenomenológica, referenciada em Merleau-Ponty, e adota a análise de conteúdo proposta por Bardin como estratégia metodológica para o tratamento e interpretação dos dados. As informações foram produzidas por meio de entrevistas semiestruturadas com o estudante e com docentes que atuaram em sua trajetória formativa. Os resultados apontam para a ausência de práticas pedagógicas sistematizadas e de políticas institucionais que reconheçam a visão monocular como deficiência. Evidencia-se a predominância de ações pontuais e reativas, geralmente ancoradas no esforço individual de professores, sem respaldo institucional ou formação específica. As barreiras atitudinais, comunicacionais e pedagógicas permanecem como entraves à permanência qualificada desse estudante. Conclui-se que a efetivação de uma política de inclusão requer, além do reconhecimento legal da visão monocular como deficiência, o investimento na formação docente e na constituição de estratégias pedagógicas que considerem as singularidades dessa experiência perceptiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11520_TB4319_14102025111816.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERONICA NOGUEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "VERONICA"
    "autor_email" => "veronycanogueira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126723
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4319
    "inscrito_id" => 11520
    "titulo" => "ENTRE A INVISIBILIDADE E O DIREITO À PERMANÊNCIA: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM VISÃO MONOCULAR NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "A inclusão de estudantes com visão monocular no ensino superior permanece como uma demanda urgente e, ao mesmo tempo, invisibilizada pelas políticas institucionais e pelas práticas pedagógicas que não reconhecem as especificidades dessa condição. O presente artigo, derivado da dissertação de mestrado profissional em Educação desenvolvida na Universidade Regional do Cariri (URCA), tem como objetivo analisar os desafios e os sentidos atribuídos às experiências escolares de um estudante com visão monocular, matriculado em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no interior do Cariri cearense. A pesquisa está ancorada em uma abordagem qualitativa de base fenomenológica, referenciada em Merleau-Ponty, e adota a análise de conteúdo proposta por Bardin como estratégia metodológica para o tratamento e interpretação dos dados. As informações foram produzidas por meio de entrevistas semiestruturadas com o estudante e com docentes que atuaram em sua trajetória formativa. Os resultados apontam para a ausência de práticas pedagógicas sistematizadas e de políticas institucionais que reconheçam a visão monocular como deficiência. Evidencia-se a predominância de ações pontuais e reativas, geralmente ancoradas no esforço individual de professores, sem respaldo institucional ou formação específica. As barreiras atitudinais, comunicacionais e pedagógicas permanecem como entraves à permanência qualificada desse estudante. Conclui-se que a efetivação de uma política de inclusão requer, além do reconhecimento legal da visão monocular como deficiência, o investimento na formação docente e na constituição de estratégias pedagógicas que considerem as singularidades dessa experiência perceptiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11520_TB4319_14102025111816.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERONICA NOGUEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "VERONICA"
    "autor_email" => "veronycanogueira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão de estudantes com visão monocular no ensino superior permanece como uma demanda urgente e, ao mesmo tempo, invisibilizada pelas políticas institucionais e pelas práticas pedagógicas que não reconhecem as especificidades dessa condição. O presente artigo, derivado da dissertação de mestrado profissional em Educação desenvolvida na Universidade Regional do Cariri (URCA), tem como objetivo analisar os desafios e os sentidos atribuídos às experiências escolares de um estudante com visão monocular, matriculado em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no interior do Cariri cearense. A pesquisa está ancorada em uma abordagem qualitativa de base fenomenológica, referenciada em Merleau-Ponty, e adota a análise de conteúdo proposta por Bardin como estratégia metodológica para o tratamento e interpretação dos dados. As informações foram produzidas por meio de entrevistas semiestruturadas com o estudante e com docentes que atuaram em sua trajetória formativa. Os resultados apontam para a ausência de práticas pedagógicas sistematizadas e de políticas institucionais que reconheçam a visão monocular como deficiência. Evidencia-se a predominância de ações pontuais e reativas, geralmente ancoradas no esforço individual de professores, sem respaldo institucional ou formação específica. As barreiras atitudinais, comunicacionais e pedagógicas permanecem como entraves à permanência qualificada desse estudante. Conclui-se que a efetivação de uma política de inclusão requer, além do reconhecimento legal da visão monocular como deficiência, o investimento na formação docente e na constituição de estratégias pedagógicas que considerem as singularidades dessa experiência perceptiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.