Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

KHAN ACADEMY E UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA INTRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR DO LÚDICO TECNOLOGICO NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126725
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4323
    "inscrito_id" => 9637
    "titulo" => "KHAN ACADEMY E UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA INTRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR DO LÚDICO TECNOLOGICO NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo vem relatar a experiência desenvolvida na turma do 6º ano do ensino fundamental II no presente ano letivo de 2025, na Escola Municipal Maria Barbosa de Souza, situada no distrito do Alecrim, zona rural da cidade de Umbuzeiro-PB, tal iniciativa foi tomada de forma conjunta entre professores e membros da referida escola com o intuito de potencializar de forma significativa o processo de ensino-aprendizagem dos nossos educandos. O objetivo geral da presente proposta se dá em desenvolver uma reflexão e aprimoramento das aulas e alunado em assuntos específicos de cada disciplina como é o caso da disciplina de história que utilizou-se dos assuntos disponíveis voltados a história da arte rupestre no período paleolítico para o desenvolvimento do senso crítico e desenvolvimento pessoal de cada aluno com questões que os levam a problematizar e refletir sobre o tema abordado. Em matemática, foram utilizados os conteúdos disponíveis sobre conjuntos numéricos e suas operações, pois além de garantir que os alunos revisem e esclarecessem possíveis dúvidas acumuladas de anos anteriores, faz-se também um ótimo trabalho na preparação para avaliações externas que os mesmos irão se deparar no decorrer do ano letivo. Ao término da experiência, verificou-se que os alunos tiveram maior interesse pelas temáticas trabalhadas. Tendo a introdução do lúdico e da tecnologia como recurso pedagógico não só obtivemos um ótimo desenrolar das aulas durante a aplicação, mas também melhorou as habilidades de percepção e comparação dos alunos com os mais distintos temas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9637_TB4323_18102025224013.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIELSON ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NIELSON"
    "autor_email" => "snielson987@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126725
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4323
    "inscrito_id" => 9637
    "titulo" => "KHAN ACADEMY E UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA INTRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR DO LÚDICO TECNOLOGICO NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo vem relatar a experiência desenvolvida na turma do 6º ano do ensino fundamental II no presente ano letivo de 2025, na Escola Municipal Maria Barbosa de Souza, situada no distrito do Alecrim, zona rural da cidade de Umbuzeiro-PB, tal iniciativa foi tomada de forma conjunta entre professores e membros da referida escola com o intuito de potencializar de forma significativa o processo de ensino-aprendizagem dos nossos educandos. O objetivo geral da presente proposta se dá em desenvolver uma reflexão e aprimoramento das aulas e alunado em assuntos específicos de cada disciplina como é o caso da disciplina de história que utilizou-se dos assuntos disponíveis voltados a história da arte rupestre no período paleolítico para o desenvolvimento do senso crítico e desenvolvimento pessoal de cada aluno com questões que os levam a problematizar e refletir sobre o tema abordado. Em matemática, foram utilizados os conteúdos disponíveis sobre conjuntos numéricos e suas operações, pois além de garantir que os alunos revisem e esclarecessem possíveis dúvidas acumuladas de anos anteriores, faz-se também um ótimo trabalho na preparação para avaliações externas que os mesmos irão se deparar no decorrer do ano letivo. Ao término da experiência, verificou-se que os alunos tiveram maior interesse pelas temáticas trabalhadas. Tendo a introdução do lúdico e da tecnologia como recurso pedagógico não só obtivemos um ótimo desenrolar das aulas durante a aplicação, mas também melhorou as habilidades de percepção e comparação dos alunos com os mais distintos temas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9637_TB4323_18102025224013.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIELSON ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NIELSON"
    "autor_email" => "snielson987@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo vem relatar a experiência desenvolvida na turma do 6º ano do ensino fundamental II no presente ano letivo de 2025, na Escola Municipal Maria Barbosa de Souza, situada no distrito do Alecrim, zona rural da cidade de Umbuzeiro-PB, tal iniciativa foi tomada de forma conjunta entre professores e membros da referida escola com o intuito de potencializar de forma significativa o processo de ensino-aprendizagem dos nossos educandos. O objetivo geral da presente proposta se dá em desenvolver uma reflexão e aprimoramento das aulas e alunado em assuntos específicos de cada disciplina como é o caso da disciplina de história que utilizou-se dos assuntos disponíveis voltados a história da arte rupestre no período paleolítico para o desenvolvimento do senso crítico e desenvolvimento pessoal de cada aluno com questões que os levam a problematizar e refletir sobre o tema abordado. Em matemática, foram utilizados os conteúdos disponíveis sobre conjuntos numéricos e suas operações, pois além de garantir que os alunos revisem e esclarecessem possíveis dúvidas acumuladas de anos anteriores, faz-se também um ótimo trabalho na preparação para avaliações externas que os mesmos irão se deparar no decorrer do ano letivo. Ao término da experiência, verificou-se que os alunos tiveram maior interesse pelas temáticas trabalhadas. Tendo a introdução do lúdico e da tecnologia como recurso pedagógico não só obtivemos um ótimo desenrolar das aulas durante a aplicação, mas também melhorou as habilidades de percepção e comparação dos alunos com os mais distintos temas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.