Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPRESSÕES INICIAIS SOBRE A APRENDIZAGEM E SEUS IMPACTOS NA ESCRITA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A leitura e a escrita são pilares essenciais na trajetória educacional dos estudantes na vida escolar, sendo fundamental o desenvolvimento de estratégias de leitura e escrita para alunos do Ensino Básico. Neste contexto, tem-se como objetivo discutir como a promoção de mudanças nos hábitos de leitura/escrita podem favorecer a competência leitora de alunos do 6º ano, uma vez que esse período é considerado como crucial, representando a fase de transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada é qualitativa e etnográfica, com enfoque na pesquisa-ação, realizada em uma escola pública estadual da região metropolitana do Recife, promovendo-se um compartilhamento entre alunos, tempo/espaço de leitura e biblioteca escolar. O estudo foi estruturado em dois momentos. No primeiro, foi realizada uma avaliação dos resultados de um projeto anteriormente concluído, desenvolvido na mesma escola-campo de pesquisa, o que possibilitou indicadores iniciais sobre o perfil de leitura e escrita dos alunos, oferecendo uma visão geral dos possíveis problemas enfrentados pela turma a ser acompanhada. No segundo momento, já com a turma do 6º ano (2025), foram iniciadas observações em uma sala de aula composta por 35 alunos(as), para diagnosticar conteúdos ministrados, estratégias de leitura/escrita desenvolvidas e comportamento do alunado para posterior planejamento e intervenção pedagógica em relação à (i) leitura - fluência e habilidade leitora e (ii) fortalecimento das competências linguístico-textuais que serão exploradas com a turma. Embora a pesquisa seja incipiente e ainda sem resultados definitivos, percebeu-se, na diagnose de fluência leitora, que existem alunos(as) que apresentam dificuldade na precisão da leitura, velocidade e prosódia. Por fim, espera-se que este trabalho contribua com as discussões em torno da leitura/escrita, tendo a reescrita como mediação pedagógica a partir de uma avaliação formativa que permita uma consciência da escrita ortográfica e textual.

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