LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPRESSÕES INICIAIS SOBRE A APRENDIZAGEM E SEUS IMPACTOS NA ESCRITA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126726 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4324 "inscrito_id" => 4753 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPRESSÕES INICIAIS SOBRE A APRENDIZAGEM E SEUS IMPACTOS NA ESCRITA" "resumo" => "A leitura e a escrita são pilares essenciais na trajetória educacional dos estudantes na vida escolar, sendo fundamental o desenvolvimento de estratégias de leitura e escrita para alunos do Ensino Básico. Neste contexto, tem-se como objetivo discutir como a promoção de mudanças nos hábitos de leitura/escrita podem favorecer a competência leitora de alunos do 6º ano, uma vez que esse período é considerado como crucial, representando a fase de transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada é qualitativa e etnográfica, com enfoque na pesquisa-ação, realizada em uma escola pública estadual da região metropolitana do Recife, promovendo-se um compartilhamento entre alunos, tempo/espaço de leitura e biblioteca escolar. O estudo foi estruturado em dois momentos. No primeiro, foi realizada uma avaliação dos resultados de um projeto anteriormente concluído, desenvolvido na mesma escola-campo de pesquisa, o que possibilitou indicadores iniciais sobre o perfil de leitura e escrita dos alunos, oferecendo uma visão geral dos possíveis problemas enfrentados pela turma a ser acompanhada. No segundo momento, já com a turma do 6º ano (2025), foram iniciadas observações em uma sala de aula composta por 35 alunos(as), para diagnosticar conteúdos ministrados, estratégias de leitura/escrita desenvolvidas e comportamento do alunado para posterior planejamento e intervenção pedagógica em relação à (i) leitura - fluência e habilidade leitora e (ii) fortalecimento das competências linguístico-textuais que serão exploradas com a turma. Embora a pesquisa seja incipiente e ainda sem resultados definitivos, percebeu-se, na diagnose de fluência leitora, que existem alunos(as) que apresentam dificuldade na precisão da leitura, velocidade e prosódia. Por fim, espera-se que este trabalho contribua com as discussões em torno da leitura/escrita, tendo a reescrita como mediação pedagógica a partir de uma avaliação formativa que permita uma consciência da escrita ortográfica e textual." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4753_TB4324_15102025232927.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON ESCOCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EMERSON" "autor_email" => "escocio1997@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126726 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4324 "inscrito_id" => 4753 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPRESSÕES INICIAIS SOBRE A APRENDIZAGEM E SEUS IMPACTOS NA ESCRITA" "resumo" => "A leitura e a escrita são pilares essenciais na trajetória educacional dos estudantes na vida escolar, sendo fundamental o desenvolvimento de estratégias de leitura e escrita para alunos do Ensino Básico. Neste contexto, tem-se como objetivo discutir como a promoção de mudanças nos hábitos de leitura/escrita podem favorecer a competência leitora de alunos do 6º ano, uma vez que esse período é considerado como crucial, representando a fase de transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada é qualitativa e etnográfica, com enfoque na pesquisa-ação, realizada em uma escola pública estadual da região metropolitana do Recife, promovendo-se um compartilhamento entre alunos, tempo/espaço de leitura e biblioteca escolar. O estudo foi estruturado em dois momentos. No primeiro, foi realizada uma avaliação dos resultados de um projeto anteriormente concluído, desenvolvido na mesma escola-campo de pesquisa, o que possibilitou indicadores iniciais sobre o perfil de leitura e escrita dos alunos, oferecendo uma visão geral dos possíveis problemas enfrentados pela turma a ser acompanhada. No segundo momento, já com a turma do 6º ano (2025), foram iniciadas observações em uma sala de aula composta por 35 alunos(as), para diagnosticar conteúdos ministrados, estratégias de leitura/escrita desenvolvidas e comportamento do alunado para posterior planejamento e intervenção pedagógica em relação à (i) leitura - fluência e habilidade leitora e (ii) fortalecimento das competências linguístico-textuais que serão exploradas com a turma. Embora a pesquisa seja incipiente e ainda sem resultados definitivos, percebeu-se, na diagnose de fluência leitora, que existem alunos(as) que apresentam dificuldade na precisão da leitura, velocidade e prosódia. Por fim, espera-se que este trabalho contribua com as discussões em torno da leitura/escrita, tendo a reescrita como mediação pedagógica a partir de uma avaliação formativa que permita uma consciência da escrita ortográfica e textual." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4753_TB4324_15102025232927.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON ESCOCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EMERSON" "autor_email" => "escocio1997@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }