O ESTUDO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COMO MEIO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126728 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4330 "inscrito_id" => 11493 "titulo" => "O ESTUDO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COMO MEIO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo é um relato de experiência, inspirado nas vivências do professor, que é o autor do artigo, durante um semestre letivo em um curso de Pedagogia, de uma Universidade privada, confessional, filantrópica e comunitária, situada no interior do Estado de São Paulo. Tendo como objetivo discutir o estudo de Ciências da Natureza como meio de conscientização ambiental no curso de Pedagogia. Esse estudo foi realizado com 2 turmas do referido curso ligadas. Neste texto, são apresentadas as concepções sobre as possibilidades de trabalho com turmas de formação de professores, especialmente por meio do uso de metodologias ativas, estas fundamentadas em uma tese de doutorado, bem como, outras as estratégias metodológicas abordadas durante as aulas. Por se tratar de um relato de experiência, as discussões se fundamentam nos referenciais teóricos que subsidiaram a pesquisa de doutorado em questão. As situações descritas ocorreram durante o 2º semestre letivo de 2024. Essa contextualização é importante para delimitar temporalmente o período, geograficamente o local e socialmente a ocorrência dos fatos. Como principais resultados, se destacaram a importância dessas discussões em cursos de formação de professores, o conhecimento ainda muito ligado ao senso comum em relação ao tema, e o êxito das iniciativas que envolveram atividades realizadas por meio das discussões sobre a temática em sala de aula. O texto está organizado em introdução; metodologia; referencial teórico; resultados e discussões; e conclusão. Como conclusão, evidencia-se que o componente curricular Ciências da Natureza pode contribuir significativamente para as discussões sobre as questões ambientais, tirando os estudantes do senso comum e proporcionando conhecimentos importantes para sua atuação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11493_TB4330_25102025150950.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO MANUEL BARTALINI GALLEGO" "autor_nome_curto" => "EDUARDO GALLEGO" "autor_email" => "dugallego@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126728 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4330 "inscrito_id" => 11493 "titulo" => "O ESTUDO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COMO MEIO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo é um relato de experiência, inspirado nas vivências do professor, que é o autor do artigo, durante um semestre letivo em um curso de Pedagogia, de uma Universidade privada, confessional, filantrópica e comunitária, situada no interior do Estado de São Paulo. Tendo como objetivo discutir o estudo de Ciências da Natureza como meio de conscientização ambiental no curso de Pedagogia. Esse estudo foi realizado com 2 turmas do referido curso ligadas. Neste texto, são apresentadas as concepções sobre as possibilidades de trabalho com turmas de formação de professores, especialmente por meio do uso de metodologias ativas, estas fundamentadas em uma tese de doutorado, bem como, outras as estratégias metodológicas abordadas durante as aulas. Por se tratar de um relato de experiência, as discussões se fundamentam nos referenciais teóricos que subsidiaram a pesquisa de doutorado em questão. As situações descritas ocorreram durante o 2º semestre letivo de 2024. Essa contextualização é importante para delimitar temporalmente o período, geograficamente o local e socialmente a ocorrência dos fatos. Como principais resultados, se destacaram a importância dessas discussões em cursos de formação de professores, o conhecimento ainda muito ligado ao senso comum em relação ao tema, e o êxito das iniciativas que envolveram atividades realizadas por meio das discussões sobre a temática em sala de aula. O texto está organizado em introdução; metodologia; referencial teórico; resultados e discussões; e conclusão. Como conclusão, evidencia-se que o componente curricular Ciências da Natureza pode contribuir significativamente para as discussões sobre as questões ambientais, tirando os estudantes do senso comum e proporcionando conhecimentos importantes para sua atuação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11493_TB4330_25102025150950.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO MANUEL BARTALINI GALLEGO" "autor_nome_curto" => "EDUARDO GALLEGO" "autor_email" => "dugallego@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }