Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLURALIDADE NA ESCOLA: DIÁLOGOS EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126729
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4331
    "inscrito_id" => 7365
    "titulo" => "PLURALIDADE NA ESCOLA: DIÁLOGOS EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "Este trabalho científico se fundamenta em uma série de levantamentos bibliográficos e seleção de informações compatíveis ao aprendizado sensível à educação racial como ferramenta para construir uma sociedade mais justa e igualitária, partindo da formação entre crianças e adolescentes pertencentes a três turmas do 5º ano, em uma escola referência em tempo integral em ensino fundamental II, em uma cidade da região metropolitana de Recife, no período de 18 a 20 de março de 2025. Na ocasião, foram aprofundadas histórias da cultura afro-brasileira e indígena, desmistificando estereótipos e buscando valorizar a diversidade, em muitos aspectos originárias de matrizes africanas. No último dia de encontro, foi apresentado uma dinâmica conceitual e prática sobre educação racial entre estudantes do 5º ano do ensino fundamental I, o que nos permitiu entender as raízes da desigualdade racial no Brasil e identificar os mecanismos que perpetuam o racismo, bem como as estratégias de combate a tais práticas. Na tentativa de estimular o senso crítico dos estudantes, foi possível observar que, por vezes sendo um tema complexo e sensível, muitas das informações passadas eram desconhecidas entre os mesmos, o que sobre uma ótica crítica, foi primordial para auxiliarmos na formação de mentes pensantes e desconexas a cultura racista. Em breviário, foi por meio de uma prática de perguntas e respostas e diálogos entre as conceituações, que o entendimento da educação antirracista é um caminho para construir um futuro mais justo e equitativo para todos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7365_TB4331_25102025174020.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO BRENO DE MEDEIROS CARMO"
    "autor_nome_curto" => "T. Breno"
    "autor_email" => "professorthiagobreno@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126729
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4331
    "inscrito_id" => 7365
    "titulo" => "PLURALIDADE NA ESCOLA: DIÁLOGOS EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "Este trabalho científico se fundamenta em uma série de levantamentos bibliográficos e seleção de informações compatíveis ao aprendizado sensível à educação racial como ferramenta para construir uma sociedade mais justa e igualitária, partindo da formação entre crianças e adolescentes pertencentes a três turmas do 5º ano, em uma escola referência em tempo integral em ensino fundamental II, em uma cidade da região metropolitana de Recife, no período de 18 a 20 de março de 2025. Na ocasião, foram aprofundadas histórias da cultura afro-brasileira e indígena, desmistificando estereótipos e buscando valorizar a diversidade, em muitos aspectos originárias de matrizes africanas. No último dia de encontro, foi apresentado uma dinâmica conceitual e prática sobre educação racial entre estudantes do 5º ano do ensino fundamental I, o que nos permitiu entender as raízes da desigualdade racial no Brasil e identificar os mecanismos que perpetuam o racismo, bem como as estratégias de combate a tais práticas. Na tentativa de estimular o senso crítico dos estudantes, foi possível observar que, por vezes sendo um tema complexo e sensível, muitas das informações passadas eram desconhecidas entre os mesmos, o que sobre uma ótica crítica, foi primordial para auxiliarmos na formação de mentes pensantes e desconexas a cultura racista. Em breviário, foi por meio de uma prática de perguntas e respostas e diálogos entre as conceituações, que o entendimento da educação antirracista é um caminho para construir um futuro mais justo e equitativo para todos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7365_TB4331_25102025174020.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO BRENO DE MEDEIROS CARMO"
    "autor_nome_curto" => "T. Breno"
    "autor_email" => "professorthiagobreno@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho científico se fundamenta em uma série de levantamentos bibliográficos e seleção de informações compatíveis ao aprendizado sensível à educação racial como ferramenta para construir uma sociedade mais justa e igualitária, partindo da formação entre crianças e adolescentes pertencentes a três turmas do 5º ano, em uma escola referência em tempo integral em ensino fundamental II, em uma cidade da região metropolitana de Recife, no período de 18 a 20 de março de 2025. Na ocasião, foram aprofundadas histórias da cultura afro-brasileira e indígena, desmistificando estereótipos e buscando valorizar a diversidade, em muitos aspectos originárias de matrizes africanas. No último dia de encontro, foi apresentado uma dinâmica conceitual e prática sobre educação racial entre estudantes do 5º ano do ensino fundamental I, o que nos permitiu entender as raízes da desigualdade racial no Brasil e identificar os mecanismos que perpetuam o racismo, bem como as estratégias de combate a tais práticas. Na tentativa de estimular o senso crítico dos estudantes, foi possível observar que, por vezes sendo um tema complexo e sensível, muitas das informações passadas eram desconhecidas entre os mesmos, o que sobre uma ótica crítica, foi primordial para auxiliarmos na formação de mentes pensantes e desconexas a cultura racista. Em breviário, foi por meio de uma prática de perguntas e respostas e diálogos entre as conceituações, que o entendimento da educação antirracista é um caminho para construir um futuro mais justo e equitativo para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.