Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: MULTILETRAMENTOS E POLÍTICAS PÚBLICAS COMO CAMINHOS PARA EQUIDADE NA ERA DIGITAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo objetiva discutir a relação entre a sociedade digital e a educação, destacando a importância dos multiletramentos para responder às demandas da contemporaneidade e a centralidade das políticas públicas de educação na promoção de uma educação inclusiva e transformadora. Nesse contexto, os multiletramentos potencializam as práticas pedagógicas ao reconhecer a diversidade cultural e tecnológica do mundo digital. A sociedade digital, caracterizada pela ubiquidade das tecnologias da informação e comunicação (Santaella, 2013), modificou profundamente as formas de interação, produção e consumo midiático (Kaplun , 1998; Linhares, 2011, 2020), trabalho e práticas de ensino (Sobral, 2003, 2017), em uma perspectiva crítica e transformadora (Freire, 2013). Além disso, o artigo enfatiza a centralidade das políticas públicas na promoção de uma educação inclusiva e transformadora, garantindo infraestrutura, formação docente e inclusão digital. No entanto, a integração das tecnologias digitais ao ensino-aprendizagem também impõe desafios, como a exclusão digital, a sobrecarga informacional e a desigualdade social no acesso às tecnologias. Considerando a educação como uma ferramenta de transformação social, torna-se imprescindível formar sujeitos críticos e reflexivos, capazes de atuar com autonomia em uma sociedade interconectada.

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