AS DIFICULDADES DE ESCRITA DOS DISCENTES DA CONTEMPORANEIDADE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126732 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4340 "inscrito_id" => 5032 "titulo" => "AS DIFICULDADES DE ESCRITA DOS DISCENTES DA CONTEMPORANEIDADE." "resumo" => "O referido estudo discute acerca das dificuldades que os discentes do sexto ano do ensino fundamental possuem em produzir textos bem elaborados, levando em consideração que a rede de ensino brasileiro possui uma grande deficiência na prática da norma culta da língua portuguesa, como também as deficiências de leitura e escrita em todas as modalidades de ensino.Uma pesquisa detectou que alunos do ensino superior da própria área de Letras possuem deficiência nessa área. Até os professores possuem resistência e limitações nessas linguagens.No geral, o Brasil é um país que conhece pouco sua língua materna no que tange à escrita. Desse modo, a escola, os órgãos públicos e as políticas (programas) educacionais se apresentam como várias estratégias de solução em reduzir deficiências na leitura e escrita. O objetivo deste trabalho é investigar os fatores que impedem a aprendizagem da prática de escrita da atualidade dos discentes do 6º ano do ensino fundamental II, do colégio municipal Rita Juventina de Souza.O presente estudo foi realizado com abordagem qualitativa para seu desenvolvimento, uma vez que se executou um levantamento das dificuldades de escrita por parte dos discentes e os obstáculos que os docentes enfrentam para alcançar êxito na escrita dos alunos. Pretende-se com este estudo procurar ferramentas e estratégias que possam ser aliadas dos docentes para envolver seus alunos no que tange a leitura e produção textual, tornando prazeroso o hábito de ler e escrever, haja vista que na contemporaneidade com o avanço da tecnologia móvel e seus aplicativos a prática de escrever foi substituída pela digitação, este de forma reduzida e abreviada. Este estudo contribui com a comunidade acadêmica para o sucesso dos docentes e discentes. Ainda servirá para outras futuras pesquisas cientificas que porventura vier necessitar de base teórica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5032_TB4340_29102025094913.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIO ALEXANDRE DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "JANIO" "autor_email" => "janioaraujori@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126732 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4340 "inscrito_id" => 5032 "titulo" => "AS DIFICULDADES DE ESCRITA DOS DISCENTES DA CONTEMPORANEIDADE." "resumo" => "O referido estudo discute acerca das dificuldades que os discentes do sexto ano do ensino fundamental possuem em produzir textos bem elaborados, levando em consideração que a rede de ensino brasileiro possui uma grande deficiência na prática da norma culta da língua portuguesa, como também as deficiências de leitura e escrita em todas as modalidades de ensino.Uma pesquisa detectou que alunos do ensino superior da própria área de Letras possuem deficiência nessa área. Até os professores possuem resistência e limitações nessas linguagens.No geral, o Brasil é um país que conhece pouco sua língua materna no que tange à escrita. Desse modo, a escola, os órgãos públicos e as políticas (programas) educacionais se apresentam como várias estratégias de solução em reduzir deficiências na leitura e escrita. O objetivo deste trabalho é investigar os fatores que impedem a aprendizagem da prática de escrita da atualidade dos discentes do 6º ano do ensino fundamental II, do colégio municipal Rita Juventina de Souza.O presente estudo foi realizado com abordagem qualitativa para seu desenvolvimento, uma vez que se executou um levantamento das dificuldades de escrita por parte dos discentes e os obstáculos que os docentes enfrentam para alcançar êxito na escrita dos alunos. Pretende-se com este estudo procurar ferramentas e estratégias que possam ser aliadas dos docentes para envolver seus alunos no que tange a leitura e produção textual, tornando prazeroso o hábito de ler e escrever, haja vista que na contemporaneidade com o avanço da tecnologia móvel e seus aplicativos a prática de escrever foi substituída pela digitação, este de forma reduzida e abreviada. Este estudo contribui com a comunidade acadêmica para o sucesso dos docentes e discentes. Ainda servirá para outras futuras pesquisas cientificas que porventura vier necessitar de base teórica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5032_TB4340_29102025094913.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIO ALEXANDRE DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "JANIO" "autor_email" => "janioaraujori@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }