Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÕES DE CONCEITOS PEDAGÓGICOS POR MODELOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS MODELOS SOBRE A SEQUÊNCIA FEDATHI

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo buscou analisar como as Inteligências Artificiais (IA), especificamente os modelos de linguagem generativos, definem a Sequência Fedathi, uma metodologia pedagógica originada na Universidade Federal do Ceará (UFC) que visa à autonomia e ao pensamento crítico por meio de diversas posturas didáticas. Frente à crescente popularização e aplicação das IA na educação, este estudo exploratório e qualitativo utilizou a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para avaliar as respostas fornecidas por diferentes modelos de IA generativa, como ChatGPT, Claude, Perplexity AI, dentre outros. Foram definidas rubricas avaliativas baseadas em categorias essenciais da Sequência Fedathi: Situação Generalizável, Acordo Didático, Plateau, Pergunta, Contraexemplo, Concepção do Erro e Pedagogia Mão no Bolso. Cada definição gerada pelas IAs foi classificada conforme sua adequação e precisão frente aos conceitos originais da metodologia. Observou-se uma significativa variabilidade e, frequentemente, lacunas conceituais nas respostas das IA, destacando limitações importantes na aplicação direta desses recursos sem mediação crítica por parte do professor. Conclui-se que, apesar do potencial das inteligências artificiais em contextos educacionais, especialmente para produção e planejamento pedagógico, a utilização de tais ferramentas demanda rigorosa avaliação crítica e compreensão prévia sólida sobre o conteúdo por parte dos educadores. Esses achados ressaltam a importância da formação docente na interação com tecnologias emergentes e apontam desafios futuros para a integração das IA na prática educacional fundamentada na Sequência Fedathi.

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