METODOLOGIA ATIVA DE PROJETOS NO ENSINO DE FÍSICA: EXPLORANDO A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126736 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4352 "inscrito_id" => 7527 "titulo" => "METODOLOGIA ATIVA DE PROJETOS NO ENSINO DE FÍSICA: EXPLORANDO A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "O ensino de Física no nível médio enfrenta desafios relacionados à falta de interesse dos estudantes, dificuldades na compreensão dos conceitos e distanciamento entre a teoria e a prática. Diante desse contexto, este trabalho apresenta uma experiência pedagógica baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), aplicada com estudantes do ensino médio da ECIT Benjamim Maranhão, em Araruna-PB. O objetivo foi investigar como a ABP contribui para o ensino de Física, analisando seu impacto no engajamento dos estudantes, na compreensão conceitual e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A intervenção foi estruturada a partir do eixo temático da Astronomia, permitindo uma abordagem interdisciplinar e exploratória dos conteúdos. Durante o desenvolvimento das atividades, foram aplicados desafios investigativos, quizzes e jogos interativos, incentivando os estudantes a assumirem um papel ativo na construção do conhecimento. Além disso, foram promovidas discussões sobre a relação da Astronomia com o cotidiano e sua relevância científica e tecnológica, aproximando os conteúdos da realidade dos alunos. A metodologia também buscou integrar a prática científica ao desenvolvimento de competências socioemocionais, como colaboração, autonomia e pensamento crítico, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A avaliação dos impactos foi realizada por meio da observação direta, análise das produções dos alunos e feedbacks coletados durante e após a execução do projeto. Os resultados indicam um aumento na participação dos estudantes, maior motivação para aprender Física e uma melhoria na assimilação dos conceitos abordados. Além disso, observou-se um fortalecimento das habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação. Conclui-se que a implementação de metodologias ativas, como a ABP, pode potencializar o ensino de Física, tornando-o mais significativo e acessível aos discentes. O estudo reforça a importância de abordagens inovadoras na educação, destacando a necessidade de práticas pedagógicas que despertem o interesse dos estudantes e promovam um aprendizado mais dinâmico e contextualizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7527_TB4352_14102025082553.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDENEIDE DA SILVA BRASILIANO" "autor_nome_curto" => "GILDENEIDE" "autor_email" => "gildeneidebr@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126736 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4352 "inscrito_id" => 7527 "titulo" => "METODOLOGIA ATIVA DE PROJETOS NO ENSINO DE FÍSICA: EXPLORANDO A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "O ensino de Física no nível médio enfrenta desafios relacionados à falta de interesse dos estudantes, dificuldades na compreensão dos conceitos e distanciamento entre a teoria e a prática. Diante desse contexto, este trabalho apresenta uma experiência pedagógica baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), aplicada com estudantes do ensino médio da ECIT Benjamim Maranhão, em Araruna-PB. O objetivo foi investigar como a ABP contribui para o ensino de Física, analisando seu impacto no engajamento dos estudantes, na compreensão conceitual e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A intervenção foi estruturada a partir do eixo temático da Astronomia, permitindo uma abordagem interdisciplinar e exploratória dos conteúdos. Durante o desenvolvimento das atividades, foram aplicados desafios investigativos, quizzes e jogos interativos, incentivando os estudantes a assumirem um papel ativo na construção do conhecimento. Além disso, foram promovidas discussões sobre a relação da Astronomia com o cotidiano e sua relevância científica e tecnológica, aproximando os conteúdos da realidade dos alunos. A metodologia também buscou integrar a prática científica ao desenvolvimento de competências socioemocionais, como colaboração, autonomia e pensamento crítico, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A avaliação dos impactos foi realizada por meio da observação direta, análise das produções dos alunos e feedbacks coletados durante e após a execução do projeto. Os resultados indicam um aumento na participação dos estudantes, maior motivação para aprender Física e uma melhoria na assimilação dos conceitos abordados. Além disso, observou-se um fortalecimento das habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação. Conclui-se que a implementação de metodologias ativas, como a ABP, pode potencializar o ensino de Física, tornando-o mais significativo e acessível aos discentes. O estudo reforça a importância de abordagens inovadoras na educação, destacando a necessidade de práticas pedagógicas que despertem o interesse dos estudantes e promovam um aprendizado mais dinâmico e contextualizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7527_TB4352_14102025082553.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDENEIDE DA SILVA BRASILIANO" "autor_nome_curto" => "GILDENEIDE" "autor_email" => "gildeneidebr@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }