ENSINO DE INVERTEBRADOS MARINHOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPLORANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A ANIMAÇÃO 'BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA’
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126737 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4353 "inscrito_id" => 9196 "titulo" => "ENSINO DE INVERTEBRADOS MARINHOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPLORANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A ANIMAÇÃO 'BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA’" "resumo" => "O ensino de invertebrados marinhos na Educação Básica pode ser aprimorado por estratégias didáticas que dialoguem com o repertório cultural dos alunos, favorecendo a aprendizagem significativa. Este estudo investigou o uso da animação Bob Esponja Calça Quadrada como ferramenta pedagógica para o ensino de Zoologia, analisando sua potencialidade na construção do conhecimento sobre os principais grupos de invertebrados marinhos. A pesquisa fundamentou-se na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (2003) e em estudos sobre ensino de Ciências e uso de mídias na educação (Moran, 2013). Além disso, discutiu-se a importância da cultura pop como um elemento presente na infância e adolescência dos estudantes, contribuindo para a familiaridade com os conceitos abordados. A presença de invertebrados marinhos em filmes, desenhos e outras produções midiáticas reforça a proximidade desses organismos com o cotidiano dos alunos, tornando-os mais acessíveis à aprendizagem. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, envolvendo a elaboração de um conteúdo didático estruturado em uma sequência didática com exibição de trechos selecionados da animação, atividades guiadas e questionários avaliativos em turmas do Ensino Médio. A observação dos personagens do desenho, como a esponja-do-mar (Bob Esponja), a estrela-do-mar (Patrick) e o caranguejo (Sr. Sirigueijo), auxiliou na compreensão das características biológicas desses organismos. Os resultados demonstraram que a utilização da animação despertou o interesse dos estudantes, facilitou a associação entre conceitos científicos e elementos midiáticos familiares e promoveu maior participação nas discussões. Além disso, observou-se um avanço na compreensão das características dos invertebrados marinhos, especialmente dos filos Porifera, Cnidaria e Echinodermata. O uso de animações na educação científica contribui para uma abordagem mais dinâmica e acessível do conteúdo, fortalecendo a construção do conhecimento de forma contextualizada, interativa e próxima da realidade dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9196_TB4353_06112025140216.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA CORDEIRO CASADO" "autor_nome_curto" => "MALLU CORDEIRO" "autor_email" => "mlcc3@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126737 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4353 "inscrito_id" => 9196 "titulo" => "ENSINO DE INVERTEBRADOS MARINHOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPLORANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A ANIMAÇÃO 'BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA’" "resumo" => "O ensino de invertebrados marinhos na Educação Básica pode ser aprimorado por estratégias didáticas que dialoguem com o repertório cultural dos alunos, favorecendo a aprendizagem significativa. Este estudo investigou o uso da animação Bob Esponja Calça Quadrada como ferramenta pedagógica para o ensino de Zoologia, analisando sua potencialidade na construção do conhecimento sobre os principais grupos de invertebrados marinhos. A pesquisa fundamentou-se na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (2003) e em estudos sobre ensino de Ciências e uso de mídias na educação (Moran, 2013). Além disso, discutiu-se a importância da cultura pop como um elemento presente na infância e adolescência dos estudantes, contribuindo para a familiaridade com os conceitos abordados. A presença de invertebrados marinhos em filmes, desenhos e outras produções midiáticas reforça a proximidade desses organismos com o cotidiano dos alunos, tornando-os mais acessíveis à aprendizagem. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, envolvendo a elaboração de um conteúdo didático estruturado em uma sequência didática com exibição de trechos selecionados da animação, atividades guiadas e questionários avaliativos em turmas do Ensino Médio. A observação dos personagens do desenho, como a esponja-do-mar (Bob Esponja), a estrela-do-mar (Patrick) e o caranguejo (Sr. Sirigueijo), auxiliou na compreensão das características biológicas desses organismos. Os resultados demonstraram que a utilização da animação despertou o interesse dos estudantes, facilitou a associação entre conceitos científicos e elementos midiáticos familiares e promoveu maior participação nas discussões. Além disso, observou-se um avanço na compreensão das características dos invertebrados marinhos, especialmente dos filos Porifera, Cnidaria e Echinodermata. O uso de animações na educação científica contribui para uma abordagem mais dinâmica e acessível do conteúdo, fortalecendo a construção do conhecimento de forma contextualizada, interativa e próxima da realidade dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9196_TB4353_06112025140216.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA CORDEIRO CASADO" "autor_nome_curto" => "MALLU CORDEIRO" "autor_email" => "mlcc3@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }