Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE INVERTEBRADOS MARINHOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPLORANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A ANIMAÇÃO 'BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA’

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de invertebrados marinhos na Educação Básica pode ser aprimorado por estratégias didáticas que dialoguem com o repertório cultural dos alunos, favorecendo a aprendizagem significativa. Este estudo investigou o uso da animação Bob Esponja Calça Quadrada como ferramenta pedagógica para o ensino de Zoologia, analisando sua potencialidade na construção do conhecimento sobre os principais grupos de invertebrados marinhos. A pesquisa fundamentou-se na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (2003) e em estudos sobre ensino de Ciências e uso de mídias na educação (Moran, 2013). Além disso, discutiu-se a importância da cultura pop como um elemento presente na infância e adolescência dos estudantes, contribuindo para a familiaridade com os conceitos abordados. A presença de invertebrados marinhos em filmes, desenhos e outras produções midiáticas reforça a proximidade desses organismos com o cotidiano dos alunos, tornando-os mais acessíveis à aprendizagem. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, envolvendo a elaboração de um conteúdo didático estruturado em uma sequência didática com exibição de trechos selecionados da animação, atividades guiadas e questionários avaliativos em turmas do Ensino Médio. A observação dos personagens do desenho, como a esponja-do-mar (Bob Esponja), a estrela-do-mar (Patrick) e o caranguejo (Sr. Sirigueijo), auxiliou na compreensão das características biológicas desses organismos. Os resultados demonstraram que a utilização da animação despertou o interesse dos estudantes, facilitou a associação entre conceitos científicos e elementos midiáticos familiares e promoveu maior participação nas discussões. Além disso, observou-se um avanço na compreensão das características dos invertebrados marinhos, especialmente dos filos Porifera, Cnidaria e Echinodermata. O uso de animações na educação científica contribui para uma abordagem mais dinâmica e acessível do conteúdo, fortalecendo a construção do conhecimento de forma contextualizada, interativa e próxima da realidade dos estudantes.

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