TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DESIGUALDADES E OPORTUNIDADES NO ACESSO À TECNOLOGIA EDUCACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126757 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4405 "inscrito_id" => 12532 "titulo" => "TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DESIGUALDADES E OPORTUNIDADES NO ACESSO À TECNOLOGIA EDUCACIONAL" "resumo" => "A transformação digital nas escolas públicas é um processo crucial para modernizar o sistema educacional e proporcionar uma educação mais interativa e acessível. A integração de tecnologias digitais no ensino tem o potencial de melhorar a qualidade da aprendizagem, oferecendo recursos como conteúdos multimídias, ferramentas interativas e a possibilidade de ensino remoto. No entanto, esse processo enfrenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito às desigualdades no acesso à tecnologia entre os estudantes. Uma das principais barreiras é a falta de infraestrutura nas escolas públicas. Muitas instituições não possuem a quantidade necessária de equipamentos, como computadores e tablets, nem conexão estável à internet, o que dificulta a implementação de tecnologias no cotidiano escolar. Além disso, o acesso a dispositivos eletrônicos varia de acordo com a classe social dos alunos, sendo que estudantes de famílias de menor renda frequentemente não têm acesso a computadores ou smartphones adequados para acompanhar as atividades escolares digitais. Esse cenário acentua a desigualdade educacional, limitando o aproveitamento de ferramentas digitais por parte de alguns estudantes. Apesar dessas dificuldades, a transformação digital também oferece diversas oportunidades. Ela permite ampliar o acesso a conteúdo educativos de qualidade, promove a personalização do ensino e facilita a aprendizagem colaborativa. Além disso, o desenvolvimento de competências digitais é fundamental para preparar os alunos para os desafios do mundo contemporâneo. Para garantir que todos os estudantes tenham acesso igualitário a essas oportunidades, é necessário que o governo, as escolas e a sociedade trabalhem em conjunto, implementando políticas públicas que promovam a inclusão digital e a redução das disparidades tecnológicas no ambiente educacional, assegurando um futuro mais equitativo para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12532_TB4405_15102025184042.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSEMEIRE MOREIRA DA COSTA MENEZES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "rosemeireseduc@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126757 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4405 "inscrito_id" => 12532 "titulo" => "TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DESIGUALDADES E OPORTUNIDADES NO ACESSO À TECNOLOGIA EDUCACIONAL" "resumo" => "A transformação digital nas escolas públicas é um processo crucial para modernizar o sistema educacional e proporcionar uma educação mais interativa e acessível. A integração de tecnologias digitais no ensino tem o potencial de melhorar a qualidade da aprendizagem, oferecendo recursos como conteúdos multimídias, ferramentas interativas e a possibilidade de ensino remoto. No entanto, esse processo enfrenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito às desigualdades no acesso à tecnologia entre os estudantes. Uma das principais barreiras é a falta de infraestrutura nas escolas públicas. Muitas instituições não possuem a quantidade necessária de equipamentos, como computadores e tablets, nem conexão estável à internet, o que dificulta a implementação de tecnologias no cotidiano escolar. Além disso, o acesso a dispositivos eletrônicos varia de acordo com a classe social dos alunos, sendo que estudantes de famílias de menor renda frequentemente não têm acesso a computadores ou smartphones adequados para acompanhar as atividades escolares digitais. Esse cenário acentua a desigualdade educacional, limitando o aproveitamento de ferramentas digitais por parte de alguns estudantes. Apesar dessas dificuldades, a transformação digital também oferece diversas oportunidades. Ela permite ampliar o acesso a conteúdo educativos de qualidade, promove a personalização do ensino e facilita a aprendizagem colaborativa. Além disso, o desenvolvimento de competências digitais é fundamental para preparar os alunos para os desafios do mundo contemporâneo. Para garantir que todos os estudantes tenham acesso igualitário a essas oportunidades, é necessário que o governo, as escolas e a sociedade trabalhem em conjunto, implementando políticas públicas que promovam a inclusão digital e a redução das disparidades tecnológicas no ambiente educacional, assegurando um futuro mais equitativo para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12532_TB4405_15102025184042.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSEMEIRE MOREIRA DA COSTA MENEZES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "rosemeireseduc@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }