A PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO ESPAÇO DE LUGAR DE FALA PARA CRIANÇAS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126762 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4420 "inscrito_id" => 9985 "titulo" => "A PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO ESPAÇO DE LUGAR DE FALA PARA CRIANÇAS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre a pesquisa-intervenção com crianças e o conceito de lugar de fala, destacando a importância de criar espaços em que as vozes infantis sejam ouvidas e consideradas em suas singularidades. Em um contexto pós-pandemia, marcado por desafios socioemocionais no ambiente escolar, compreender como as crianças percebem e expressam suas emoções torna-se fundamental para ampliar a escuta sensível e construir práticas pedagógicas mais acolhedoras. A partir de uma pesquisa-intervenção em andamento com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, este estudo busca analisar como as crianças percebem as práticas de acolhimento e apoio emocional na escola, criando dispositivos que possibilitam a livre expressão de suas experiências. Para fundamentar a discussão, articulam-se os conceitos de lugar de fala (Mombaça, 2018) e escuta sensível da infância (Corsaro, 2011), evidenciando como esses referenciais teóricos permitem compreender a criança como sujeito ativo e produtor de sentido em seu meio social. Este estudo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento que integra a pesquisa guarda-chuva "Escola, pós-pandemia e promoção de saúde", vinculada ao Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (LAPSUS) da Universidade Federal do Ceará, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os resultados parciais apontam que a pesquisa-intervenção se revela um caminho eficaz para valorizar o lugar de fala das crianças no ambiente escolar, permitindo a expressão de suas emoções e vivências em um espaço de escuta ativa. Ao legitimar suas narrativas, a pesquisa amplia a compreensão sobre as experiências infantis e provoca reflexões críticas sobre as práticas escolares e suas implicações para o acolhimento emocional no contexto pós-pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9985_TB4420_10112025230958.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE CORDEIRO LOPES ACELINO" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simonecordeirolopes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126762 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4420 "inscrito_id" => 9985 "titulo" => "A PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO ESPAÇO DE LUGAR DE FALA PARA CRIANÇAS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre a pesquisa-intervenção com crianças e o conceito de lugar de fala, destacando a importância de criar espaços em que as vozes infantis sejam ouvidas e consideradas em suas singularidades. Em um contexto pós-pandemia, marcado por desafios socioemocionais no ambiente escolar, compreender como as crianças percebem e expressam suas emoções torna-se fundamental para ampliar a escuta sensível e construir práticas pedagógicas mais acolhedoras. A partir de uma pesquisa-intervenção em andamento com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, este estudo busca analisar como as crianças percebem as práticas de acolhimento e apoio emocional na escola, criando dispositivos que possibilitam a livre expressão de suas experiências. Para fundamentar a discussão, articulam-se os conceitos de lugar de fala (Mombaça, 2018) e escuta sensível da infância (Corsaro, 2011), evidenciando como esses referenciais teóricos permitem compreender a criança como sujeito ativo e produtor de sentido em seu meio social. Este estudo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento que integra a pesquisa guarda-chuva "Escola, pós-pandemia e promoção de saúde", vinculada ao Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (LAPSUS) da Universidade Federal do Ceará, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os resultados parciais apontam que a pesquisa-intervenção se revela um caminho eficaz para valorizar o lugar de fala das crianças no ambiente escolar, permitindo a expressão de suas emoções e vivências em um espaço de escuta ativa. Ao legitimar suas narrativas, a pesquisa amplia a compreensão sobre as experiências infantis e provoca reflexões críticas sobre as práticas escolares e suas implicações para o acolhimento emocional no contexto pós-pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9985_TB4420_10112025230958.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE CORDEIRO LOPES ACELINO" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simonecordeirolopes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }