Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIAGNÓSTICO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BARRA DO CORDA NO SERTÃO MARANHENSE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo a investigação da existência ou não de componentes curriculares propostos para o ensino da filosofia no nível fundamental na rede pública municipal de Barra do Corda e a análise da adequação dos conteúdos propostos a esse nível de ensino. O percurso da pesquisa se deu através de uma investigação bibliográfica e de uma pesquisa de campo. É, portanto, uma pesquisa de cunho qualitativo. A proposta de pesquisa é de primordial importância em nível acadêmico, pois busca entender como a filosofia tem sido ensinada no nível fundamental. Alguns dos questionamentos que a pesquisa buscou responder foram: se existe um programa oficial fornecido pela rede municipal de Barra do Corda; se esse programa é adequado para esse nível de ensino; e se os professores de filosofia que estão ministrando as aulas de filosofia são formados em filosofia ou são de outras áreas do conhecimento. Todas essas questões implicam diretamente na qualidade do ensino da filosofia no nível fundamental. Os resultados revelaram a presença do componente curricular de Filosofia em 15 escolas da zona urbana de Barra do Corda. No entanto, observamos disparidades significativas: embora 63% dos professores possuam licenciatura em Filosofia, apenas 6% das escolas utilizam livros didáticos específicos para a disciplina. Este cenário aponta para a necessidade de uma análise mais aprofundada das práticas pedagógicas e da infraestrutura disponível, visando aprimorar a qualidade do ensino de Filosofia e garantir uma formação filosófica sólida aos estudantes do ensino fundamental.

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