A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS PUBLICAÇÕES?
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126769 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4441 "inscrito_id" => 12419 "titulo" => "A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS PUBLICAÇÕES?" "resumo" => "As três etapas da educação básica brasileira possuem finalidades específicas asseguradas na legislação educacional, como a Lei de Diretrizes e Bases, lei nº 9.394/1996. No entanto, é preciso refletir como se tem concebido a transição entre essas etapas, sobretudo, entre a educação infantil e o ensino fundamental, quando a criança assume o lugar de aluno. Com base nisso, o presente artigo tem como finalidade apresentar uma revisão bibliográfica das publicações que tenham como objeto de estudo a transição da educação infantil para o ensino fundamental. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura no Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) das publicações recentes acerca dessa temática, a fim de entender quais as bases que tem sustentado a travessia entre essas etapas. A partir dessa finalidade foram analisados artigos publicados entre o anos 2023 e 2024, cujo objeto de estudo estivesse centrado na discussão em tela. As publicações identificadas foram categorizadas e analisadas a partir da técnica da Análise do Conteúdo proposta por Bardin (1977). Portanto, a partir dessa revisão, fica evidente a necessidade de que o processo de transição seja assegurado sem tensões e rupturas, ao passo que, considerando as especificades de cada etapa, haja a aproximação entre entre essas duas etapas da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12419_TB4441_15102025090622.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simonecostaufal@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126769 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4441 "inscrito_id" => 12419 "titulo" => "A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS PUBLICAÇÕES?" "resumo" => "As três etapas da educação básica brasileira possuem finalidades específicas asseguradas na legislação educacional, como a Lei de Diretrizes e Bases, lei nº 9.394/1996. No entanto, é preciso refletir como se tem concebido a transição entre essas etapas, sobretudo, entre a educação infantil e o ensino fundamental, quando a criança assume o lugar de aluno. Com base nisso, o presente artigo tem como finalidade apresentar uma revisão bibliográfica das publicações que tenham como objeto de estudo a transição da educação infantil para o ensino fundamental. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura no Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) das publicações recentes acerca dessa temática, a fim de entender quais as bases que tem sustentado a travessia entre essas etapas. A partir dessa finalidade foram analisados artigos publicados entre o anos 2023 e 2024, cujo objeto de estudo estivesse centrado na discussão em tela. As publicações identificadas foram categorizadas e analisadas a partir da técnica da Análise do Conteúdo proposta por Bardin (1977). Portanto, a partir dessa revisão, fica evidente a necessidade de que o processo de transição seja assegurado sem tensões e rupturas, ao passo que, considerando as especificades de cada etapa, haja a aproximação entre entre essas duas etapas da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12419_TB4441_15102025090622.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simonecostaufal@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }