Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER): UMA ANÁLISE SOBRE A MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E COLÔMBIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Brasil e da Etnoeducação na Colômbia na formação inicial docente. Trata-se de uma análise comparada de propostas curriculares dos cursos de Pedagogia em duas instituições de ensino superior, sendo uma no Brasil e outra na Colômbia. Partimos da compreensão da realidade histórica e das transformações político-sociais para examinar a presença da ERER e da Etnoeducação na matriz curricular dos cursos de Pedagogia dessas duas instituições, afim de comparar as suas similaridades e diferenças. Primeiramente, foi realizado uma compreensão acerca da história das políticas educacionais sobre ERER e Etnoeducação nos países. No Brasil, a ERER está regulamentada pela Lei Nº 10.639/2003 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNERER), CNE/CP 3/2004, e o Parecer CNE/CP 3/2004, de 10/3/2004, que determinam a inclusão da história e cultura afro-brasileira na educação. Na Colômbia, a Etnoeducação tem base na Lei 70/1993, reconhecida como a Lei das Comunidades Negras, e na Cátedra de Estudos Afro-Colombianos, estabelecida em 1998. A pesquisa utiliza o Materialismo Histórico-Dialético como referencial teórico, entendendo a educação como um processo social e histórico. Destacamos as categorias de Reprodução e Totalidade, essenciais para compreender como a educação reflete e influencia as relações sociais. Os resultados indicam similaridades e diferenças na formação de professores para a promoção da equidade racial e combate ao racismo nos dois países, que contribui para a reflexão sobre o papel das políticas educacionais na construção de sociedades mais inclusivas.

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