EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER): UMA ANÁLISE SOBRE A MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E COLÔMBIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126770 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4442 "inscrito_id" => 12349 "titulo" => "EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER): UMA ANÁLISE SOBRE A MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E COLÔMBIA" "resumo" => "A presente pesquisa teve como objetivo analisar a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Brasil e da Etnoeducação na Colômbia na formação inicial docente. Trata-se de uma análise comparada de propostas curriculares dos cursos de Pedagogia em duas instituições de ensino superior, sendo uma no Brasil e outra na Colômbia. Partimos da compreensão da realidade histórica e das transformações político-sociais para examinar a presença da ERER e da Etnoeducação na matriz curricular dos cursos de Pedagogia dessas duas instituições, afim de comparar as suas similaridades e diferenças. Primeiramente, foi realizado uma compreensão acerca da história das políticas educacionais sobre ERER e Etnoeducação nos países. No Brasil, a ERER está regulamentada pela Lei Nº 10.639/2003 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNERER), CNE/CP 3/2004, e o Parecer CNE/CP 3/2004, de 10/3/2004, que determinam a inclusão da história e cultura afro-brasileira na educação. Na Colômbia, a Etnoeducação tem base na Lei 70/1993, reconhecida como a Lei das Comunidades Negras, e na Cátedra de Estudos Afro-Colombianos, estabelecida em 1998. A pesquisa utiliza o Materialismo Histórico-Dialético como referencial teórico, entendendo a educação como um processo social e histórico. Destacamos as categorias de Reprodução e Totalidade, essenciais para compreender como a educação reflete e influencia as relações sociais. Os resultados indicam similaridades e diferenças na formação de professores para a promoção da equidade racial e combate ao racismo nos dois países, que contribui para a reflexão sobre o papel das políticas educacionais na construção de sociedades mais inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12349_TB4442_22102025193841.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL ANDERSON CALIXTO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL CALIXTO" "autor_email" => "gabriel.andersoncalixto@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126770 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4442 "inscrito_id" => 12349 "titulo" => "EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER): UMA ANÁLISE SOBRE A MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E COLÔMBIA" "resumo" => "A presente pesquisa teve como objetivo analisar a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Brasil e da Etnoeducação na Colômbia na formação inicial docente. Trata-se de uma análise comparada de propostas curriculares dos cursos de Pedagogia em duas instituições de ensino superior, sendo uma no Brasil e outra na Colômbia. Partimos da compreensão da realidade histórica e das transformações político-sociais para examinar a presença da ERER e da Etnoeducação na matriz curricular dos cursos de Pedagogia dessas duas instituições, afim de comparar as suas similaridades e diferenças. Primeiramente, foi realizado uma compreensão acerca da história das políticas educacionais sobre ERER e Etnoeducação nos países. No Brasil, a ERER está regulamentada pela Lei Nº 10.639/2003 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNERER), CNE/CP 3/2004, e o Parecer CNE/CP 3/2004, de 10/3/2004, que determinam a inclusão da história e cultura afro-brasileira na educação. Na Colômbia, a Etnoeducação tem base na Lei 70/1993, reconhecida como a Lei das Comunidades Negras, e na Cátedra de Estudos Afro-Colombianos, estabelecida em 1998. A pesquisa utiliza o Materialismo Histórico-Dialético como referencial teórico, entendendo a educação como um processo social e histórico. Destacamos as categorias de Reprodução e Totalidade, essenciais para compreender como a educação reflete e influencia as relações sociais. Os resultados indicam similaridades e diferenças na formação de professores para a promoção da equidade racial e combate ao racismo nos dois países, que contribui para a reflexão sobre o papel das políticas educacionais na construção de sociedades mais inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12349_TB4442_22102025193841.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL ANDERSON CALIXTO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL CALIXTO" "autor_email" => "gabriel.andersoncalixto@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }