Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES : POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES COM AS PRÁTICAS DE ENSINO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A aplicação do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) na formação de professores tem se mostrado uma abordagem extremamente eficaz para melhorar as técnicas de ensino e a qualidade da educação. O ISD enfatiza a importância da interação social e do discurso na construção do conhecimento, proporcionando aos professores ferramentas para refletirem criticamente sobre suas práticas pedagógicas e desenvolverem competências comunicativas mais eficazes. Ao incorporar o ISD na formação de professores, promove-se a consciência crítica, permitindo que os educadores considerem o contexto social e cultural dos alunos e adaptem suas abordagens pedagógicas de acordo com essas particularidades . Além disso, o ISD valoriza a interação entre professores e alunos, bem como entre os próprios professores, favorecendo práticas pedagógicas baseadas no diálogo, na colaboração e na troca de experiências. Isso resulta em um ensino mais inclusivo e contextualizado, que leva em consideração as necessidades e características individuais dos alunos. A análise das práticas de linguagem produzidas em sala de aula, proposta pelo ISD, permite identificar e compreender os mecanismos linguísticos e cognitivos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, o que, por sua vez, auxilia os professores a comunicarem-se de maneira mais assertiva e eficaz com seus alunos. O fomento à reflexão crítica sobre os métodos de ensino também é uma contribuição significativa do ISD, uma vez que estimula os professores a buscarem constantemente melhorias em suas práticas, fundamentando suas decisões em teorias sólidas e evidências empíricas. Em suma, a aplicação do Interacionismo Sociodiscursivo na formação de professores poderá resultar em um ensino mais dinâmico, reflexivo e alinhado com as necessidades reais dos alunos, contribuindo para a melhoria das técnicas de ensino e, consequentemente, para a qualidade da educação como um todo.

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