Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS LINGUAGENS: UM DIÁLOGO DO ESPORTE COM TEMAS SOCIAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126788
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4479
    "inscrito_id" => 12751
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS LINGUAGENS: UM DIÁLOGO DO ESPORTE COM TEMAS SOCIAIS"
    "resumo" => "Interdisciplinaridade é a combinação de duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento. O objetivo é compreender um objeto a partir de diferentes pontos de vista. Pensando nesse contexto, a interdisciplinaridade pode ser aplicada na educação, nas empresa e no desenvolvimento de projetos.. No caso desse artigo em questão, a junção entre o esporte e a temática social e racial. A atividade proposta era assistir uma peça de teatro denominada "O Furacão" numa unidade do SESC, na cidade de São Paulo/SP, permitindo que educadores físicos, pedagogos e assistentes sociais tivessem uma visão mais ampla sobre a temática de desigualdade racial num ambiente de cultura. Fizemos uma mobilização do grupo sócio pedagógico para um pensamento crítico, com uma atitude mais ativa com relação a temática, a fim de que após assistir o espetáculo, os resultados nas práticas da instituição sejam mais reflexivas com relação ao tema. Além dos impactos de desigualdade social, a peça também retrata também questões relacionadas ao território com suas fronteiras geográficas juntamente com os direitos humanos. O último momento do processo, foi a apresentação por parte de dois colaboradores, de uma formação alusiva a esse conteúdo assistido e amplamente discutido entre os pares. Fica no grupo de trabalho, a conclusão que a interdisciplinaridade é um movimento que acredita na complementaridade dos processos, na inteireza das relações, no diálogo, na problematização, na atitude crítica e reflexiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12751_TB4479_21102025174424.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO BRUNELLO"
    "autor_nome_curto" => "EDU BRUNELLO"
    "autor_email" => "eduardo.brunello@goldeletra.org.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS (FMU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126788
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4479
    "inscrito_id" => 12751
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS LINGUAGENS: UM DIÁLOGO DO ESPORTE COM TEMAS SOCIAIS"
    "resumo" => "Interdisciplinaridade é a combinação de duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento. O objetivo é compreender um objeto a partir de diferentes pontos de vista. Pensando nesse contexto, a interdisciplinaridade pode ser aplicada na educação, nas empresa e no desenvolvimento de projetos.. No caso desse artigo em questão, a junção entre o esporte e a temática social e racial. A atividade proposta era assistir uma peça de teatro denominada "O Furacão" numa unidade do SESC, na cidade de São Paulo/SP, permitindo que educadores físicos, pedagogos e assistentes sociais tivessem uma visão mais ampla sobre a temática de desigualdade racial num ambiente de cultura. Fizemos uma mobilização do grupo sócio pedagógico para um pensamento crítico, com uma atitude mais ativa com relação a temática, a fim de que após assistir o espetáculo, os resultados nas práticas da instituição sejam mais reflexivas com relação ao tema. Além dos impactos de desigualdade social, a peça também retrata também questões relacionadas ao território com suas fronteiras geográficas juntamente com os direitos humanos. O último momento do processo, foi a apresentação por parte de dois colaboradores, de uma formação alusiva a esse conteúdo assistido e amplamente discutido entre os pares. Fica no grupo de trabalho, a conclusão que a interdisciplinaridade é um movimento que acredita na complementaridade dos processos, na inteireza das relações, no diálogo, na problematização, na atitude crítica e reflexiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12751_TB4479_21102025174424.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO BRUNELLO"
    "autor_nome_curto" => "EDU BRUNELLO"
    "autor_email" => "eduardo.brunello@goldeletra.org.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS (FMU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Interdisciplinaridade é a combinação de duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento. O objetivo é compreender um objeto a partir de diferentes pontos de vista. Pensando nesse contexto, a interdisciplinaridade pode ser aplicada na educação, nas empresa e no desenvolvimento de projetos.. No caso desse artigo em questão, a junção entre o esporte e a temática social e racial. A atividade proposta era assistir uma peça de teatro denominada "O Furacão" numa unidade do SESC, na cidade de São Paulo/SP, permitindo que educadores físicos, pedagogos e assistentes sociais tivessem uma visão mais ampla sobre a temática de desigualdade racial num ambiente de cultura. Fizemos uma mobilização do grupo sócio pedagógico para um pensamento crítico, com uma atitude mais ativa com relação a temática, a fim de que após assistir o espetáculo, os resultados nas práticas da instituição sejam mais reflexivas com relação ao tema. Além dos impactos de desigualdade social, a peça também retrata também questões relacionadas ao território com suas fronteiras geográficas juntamente com os direitos humanos. O último momento do processo, foi a apresentação por parte de dois colaboradores, de uma formação alusiva a esse conteúdo assistido e amplamente discutido entre os pares. Fica no grupo de trabalho, a conclusão que a interdisciplinaridade é um movimento que acredita na complementaridade dos processos, na inteireza das relações, no diálogo, na problematização, na atitude crítica e reflexiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.