A LINGUAGEM NÃO-BINÁRIA E OS EMBATES LINGUÍSTICOS NO BRASIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126789 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4480 "inscrito_id" => 2899 "titulo" => "A LINGUAGEM NÃO-BINÁRIA E OS EMBATES LINGUÍSTICOS NO BRASIL" "resumo" => "A linguagem não-binária (LNB) tem sido alvo de intensos debates no Brasil, especialmente diante das tentativas de proibição de seu uso em escolas e textos institucionais. Essas iniciativas se inserem em um movimento mais amplo de apagamento da população não binária, parte da comunidade LGBTQIAPN+, cujas identidades e expressões de gênero são frequentemente marginalizadas. Este estudo parte da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2001) e dos estudos de gênero de Butler (2024) para examinar como a Linguística no Brasil compreende e responde às manifestações da LNB. A LNB, também chamada de linguagem neutra, integra a linguagem inclusiva de gênero, um modelo discursivo amplamente debatido por linguistas como Malcolm Coulthard (1991) e Norman Fairclough (2001 [1992]). Além disso, trabalhos recentes, como os de Lau (2019), Borba (2015) e Santos Filho (2015), abordam a temática e contribuem para o embasamento teórico da pesquisa. Assim, buscaremos compreender de que maneira a Linguística absorve esse fenômeno, observando as posições assumidas pelos linguistas no debate público e acadêmico. Questionando se há um alinhamento dessas perspectivas com discursos excludentes ou se há um reconhecimento da LNB como uma prática linguística legítima. A partir do conceito de gênero como fantasmático (Butler, 2024), também se investiga como discursos linguísticos reproduzem ou enfrentam o pânico moral em torno das transformações na língua portuguesa. Ao analisarmos as tensões que permeiam a LNB, este estudo pretende contribuir para o debate acadêmico sobre direitos linguísticos e identitários, oferecendo reflexões sobre o papel da Linguística na construção e manutenção de identidades dissidentes. Dessa forma, esta pesquisa não apenas descreve e analisa as práticas discursivas da LNB, mas também propõe um olhar crítico sobre as estruturas de poder que regulam e contestam o uso da linguagem inclusiva no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2899_TB4480_14102025102712.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO JOSÉ BARBOSA PARAISO" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO PARAISO" "autor_email" => "guga.paraiso@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126789 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4480 "inscrito_id" => 2899 "titulo" => "A LINGUAGEM NÃO-BINÁRIA E OS EMBATES LINGUÍSTICOS NO BRASIL" "resumo" => "A linguagem não-binária (LNB) tem sido alvo de intensos debates no Brasil, especialmente diante das tentativas de proibição de seu uso em escolas e textos institucionais. Essas iniciativas se inserem em um movimento mais amplo de apagamento da população não binária, parte da comunidade LGBTQIAPN+, cujas identidades e expressões de gênero são frequentemente marginalizadas. Este estudo parte da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2001) e dos estudos de gênero de Butler (2024) para examinar como a Linguística no Brasil compreende e responde às manifestações da LNB. A LNB, também chamada de linguagem neutra, integra a linguagem inclusiva de gênero, um modelo discursivo amplamente debatido por linguistas como Malcolm Coulthard (1991) e Norman Fairclough (2001 [1992]). Além disso, trabalhos recentes, como os de Lau (2019), Borba (2015) e Santos Filho (2015), abordam a temática e contribuem para o embasamento teórico da pesquisa. Assim, buscaremos compreender de que maneira a Linguística absorve esse fenômeno, observando as posições assumidas pelos linguistas no debate público e acadêmico. Questionando se há um alinhamento dessas perspectivas com discursos excludentes ou se há um reconhecimento da LNB como uma prática linguística legítima. A partir do conceito de gênero como fantasmático (Butler, 2024), também se investiga como discursos linguísticos reproduzem ou enfrentam o pânico moral em torno das transformações na língua portuguesa. Ao analisarmos as tensões que permeiam a LNB, este estudo pretende contribuir para o debate acadêmico sobre direitos linguísticos e identitários, oferecendo reflexões sobre o papel da Linguística na construção e manutenção de identidades dissidentes. Dessa forma, esta pesquisa não apenas descreve e analisa as práticas discursivas da LNB, mas também propõe um olhar crítico sobre as estruturas de poder que regulam e contestam o uso da linguagem inclusiva no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2899_TB4480_14102025102712.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO JOSÉ BARBOSA PARAISO" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO PARAISO" "autor_email" => "guga.paraiso@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }