Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRIÂNGULOS E ESTABILIDADE ESTRUTURAL: UMA ABORDAGEM LÚDICA COM POLY BRIDGE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126797
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4499
    "inscrito_id" => 11661
    "titulo" => "TRIÂNGULOS E ESTABILIDADE ESTRUTURAL: UMA ABORDAGEM LÚDICA COM POLY BRIDGE"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência didática na disciplina de matemática, em que o jogo digital Poly Bridge foi utilizado como ferramenta pedagógica para auxiliar no ensino da habilidade que trata da rigidez geométrica dos triângulos em uma turma do 7º ano do ensino fundamental. A proposta discute sobre a utilização de tecnologias digitais (Kenski, 2004) e jogos (Kishimoto, 1994; Miranda, 2020) no ensino de Matemática, explorando metodologias ativas para promover a experimentação e a aprendizagem do conteúdo. O estudo, de natureza qualitativa (Prodanov; Freitas, 2013), foi desenvolvido em uma turma da rede municipal de ensino de Petrolina-PE. Os estudantes foram organizados em grupos e convidados a construir pontes no jogo. Inicialmente, registravam suas estratégias por meio de esboços no papel e, em seguida, utilizavam o Poly Bridge para construir e testar suas estruturas no ambiente digital do jogo. Observou-se que, no início, os alunos apresentaram dificuldades para construir pontes estáveis, pois não adotarem estratégias consideradas ideais para a estrutura ser rígida o suficiente. No entanto, após as discussões teóricas, passaram a reconhecer o papel dos triângulos na resistência estrutural da ponte. Os resultados sugerem que o uso de jogos digitais pode favorecer o engajamento dos alunos e a construção do conhecimento, proporcionando um ambiente interativo e dinâmico para a aprendizagem de Matemática. A partir da análise das interações dos alunos foi possível observar um aumento na compreensão da aplicação do conceito estudado em estruturas reais. Assim, conclui-se que o uso de jogos digitais no ensino de matemática pode ampliar a motivação dos estudantes e facilitar a internalização de conceitos abstratos, tornando o aprendizado mais dinâmico e contextualizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11661_TB4499_30102025204512.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ADOLFO CAVALCANTI COELHO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO ADOLFO"
    "autor_email" => "joaoadolfocoelho95@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126797
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4499
    "inscrito_id" => 11661
    "titulo" => "TRIÂNGULOS E ESTABILIDADE ESTRUTURAL: UMA ABORDAGEM LÚDICA COM POLY BRIDGE"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência didática na disciplina de matemática, em que o jogo digital Poly Bridge foi utilizado como ferramenta pedagógica para auxiliar no ensino da habilidade que trata da rigidez geométrica dos triângulos em uma turma do 7º ano do ensino fundamental. A proposta discute sobre a utilização de tecnologias digitais (Kenski, 2004) e jogos (Kishimoto, 1994; Miranda, 2020) no ensino de Matemática, explorando metodologias ativas para promover a experimentação e a aprendizagem do conteúdo. O estudo, de natureza qualitativa (Prodanov; Freitas, 2013), foi desenvolvido em uma turma da rede municipal de ensino de Petrolina-PE. Os estudantes foram organizados em grupos e convidados a construir pontes no jogo. Inicialmente, registravam suas estratégias por meio de esboços no papel e, em seguida, utilizavam o Poly Bridge para construir e testar suas estruturas no ambiente digital do jogo. Observou-se que, no início, os alunos apresentaram dificuldades para construir pontes estáveis, pois não adotarem estratégias consideradas ideais para a estrutura ser rígida o suficiente. No entanto, após as discussões teóricas, passaram a reconhecer o papel dos triângulos na resistência estrutural da ponte. Os resultados sugerem que o uso de jogos digitais pode favorecer o engajamento dos alunos e a construção do conhecimento, proporcionando um ambiente interativo e dinâmico para a aprendizagem de Matemática. A partir da análise das interações dos alunos foi possível observar um aumento na compreensão da aplicação do conceito estudado em estruturas reais. Assim, conclui-se que o uso de jogos digitais no ensino de matemática pode ampliar a motivação dos estudantes e facilitar a internalização de conceitos abstratos, tornando o aprendizado mais dinâmico e contextualizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11661_TB4499_30102025204512.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ADOLFO CAVALCANTI COELHO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO ADOLFO"
    "autor_email" => "joaoadolfocoelho95@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência didática na disciplina de matemática, em que o jogo digital Poly Bridge foi utilizado como ferramenta pedagógica para auxiliar no ensino da habilidade que trata da rigidez geométrica dos triângulos em uma turma do 7º ano do ensino fundamental. A proposta discute sobre a utilização de tecnologias digitais (Kenski, 2004) e jogos (Kishimoto, 1994; Miranda, 2020) no ensino de Matemática, explorando metodologias ativas para promover a experimentação e a aprendizagem do conteúdo. O estudo, de natureza qualitativa (Prodanov; Freitas, 2013), foi desenvolvido em uma turma da rede municipal de ensino de Petrolina-PE. Os estudantes foram organizados em grupos e convidados a construir pontes no jogo. Inicialmente, registravam suas estratégias por meio de esboços no papel e, em seguida, utilizavam o Poly Bridge para construir e testar suas estruturas no ambiente digital do jogo. Observou-se que, no início, os alunos apresentaram dificuldades para construir pontes estáveis, pois não adotarem estratégias consideradas ideais para a estrutura ser rígida o suficiente. No entanto, após as discussões teóricas, passaram a reconhecer o papel dos triângulos na resistência estrutural da ponte. Os resultados sugerem que o uso de jogos digitais pode favorecer o engajamento dos alunos e a construção do conhecimento, proporcionando um ambiente interativo e dinâmico para a aprendizagem de Matemática. A partir da análise das interações dos alunos foi possível observar um aumento na compreensão da aplicação do conceito estudado em estruturas reais. Assim, conclui-se que o uso de jogos digitais no ensino de matemática pode ampliar a motivação dos estudantes e facilitar a internalização de conceitos abstratos, tornando o aprendizado mais dinâmico e contextualizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.