DESENHO UNIVERSAL E TRANSIÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126804 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4515 "inscrito_id" => 3649 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL E TRANSIÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho refere-se à uma pesquisa em desenvolvimento que investiga como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode contribuir para a formação continuada de professores e criação de práticas pedagógicas. O estudo, alinhado às políticas de educação inclusiva, tem como objetivo geral propiciar e fomentar práticas inclusivas por meio de intervenção e formação docente em trabalho, com foco em alunos público da educação especial no 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, etapa sensível de transição escolar. Visa, ainda, evidenciar a eficácia do DUA como estratégia de formação continuada para práticas inclusivas e desenvolver ferramentas colaborativas aplicáveis no cotidiano escolar como um guia didático-docente em formato de e-Book interativo. A metodologia adotada é a pesquisa-ação (Thiollent, 2018), envolvendo professores que atuam no 6ºano da rede pública de Londrina-PR, com ciclos de planejamento, ação, observação e reflexão. Por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e registros de práticas, busca-se analisar a aplicabilidade do DUA, identificar desafios e ajustar estratégias. O recurso educacional incluirá orientações teórico-práticas, exemplos de atividades, módulos interativos de formação e recursos de avaliação adaptada, visando à flexibilização curricular e ao engajamento de todos os alunos. A justificativa apoia-se no aumento de 41,6% nas matrículas da educação especial (Censo Escolar, 2023) e na deficiência na formação docente (Tardif, 2012), destacando a urgência de capacitação para práticas inclusivas. O referencial teórico abarca autores como Zerbato e Mendes (2018), que defendem o DUA como modelo prático para maximizar oportunidades de aprendizagem, Alarcão (2002), que enfatiza a prática reflexiva docente. Os resultados parciais esperados incluem a sistematização de evidências sobre a eficácia do DUA e a construção colaborativa do guia, com potencial para integrar-se ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas. A pesquisa visa, assim, oferecer subsídios para políticas educacionais inclusivas e sustentáveis, fortalecendo a identidade docente e a equidade no ensino regular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3649_TB4515_05112025154646.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEITON DIAS DE PAULA" "autor_nome_curto" => "CLEITON" "autor_email" => "cleitondipaula@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126804 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4515 "inscrito_id" => 3649 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL E TRANSIÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho refere-se à uma pesquisa em desenvolvimento que investiga como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode contribuir para a formação continuada de professores e criação de práticas pedagógicas. O estudo, alinhado às políticas de educação inclusiva, tem como objetivo geral propiciar e fomentar práticas inclusivas por meio de intervenção e formação docente em trabalho, com foco em alunos público da educação especial no 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, etapa sensível de transição escolar. Visa, ainda, evidenciar a eficácia do DUA como estratégia de formação continuada para práticas inclusivas e desenvolver ferramentas colaborativas aplicáveis no cotidiano escolar como um guia didático-docente em formato de e-Book interativo. A metodologia adotada é a pesquisa-ação (Thiollent, 2018), envolvendo professores que atuam no 6ºano da rede pública de Londrina-PR, com ciclos de planejamento, ação, observação e reflexão. Por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e registros de práticas, busca-se analisar a aplicabilidade do DUA, identificar desafios e ajustar estratégias. O recurso educacional incluirá orientações teórico-práticas, exemplos de atividades, módulos interativos de formação e recursos de avaliação adaptada, visando à flexibilização curricular e ao engajamento de todos os alunos. A justificativa apoia-se no aumento de 41,6% nas matrículas da educação especial (Censo Escolar, 2023) e na deficiência na formação docente (Tardif, 2012), destacando a urgência de capacitação para práticas inclusivas. O referencial teórico abarca autores como Zerbato e Mendes (2018), que defendem o DUA como modelo prático para maximizar oportunidades de aprendizagem, Alarcão (2002), que enfatiza a prática reflexiva docente. Os resultados parciais esperados incluem a sistematização de evidências sobre a eficácia do DUA e a construção colaborativa do guia, com potencial para integrar-se ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas. A pesquisa visa, assim, oferecer subsídios para políticas educacionais inclusivas e sustentáveis, fortalecendo a identidade docente e a equidade no ensino regular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3649_TB4515_05112025154646.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEITON DIAS DE PAULA" "autor_nome_curto" => "CLEITON" "autor_email" => "cleitondipaula@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }