Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENHO UNIVERSAL E TRANSIÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho refere-se à uma pesquisa em desenvolvimento que investiga como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode contribuir para a formação continuada de professores e criação de práticas pedagógicas. O estudo, alinhado às políticas de educação inclusiva, tem como objetivo geral propiciar e fomentar práticas inclusivas por meio de intervenção e formação docente em trabalho, com foco em alunos público da educação especial no 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, etapa sensível de transição escolar. Visa, ainda, evidenciar a eficácia do DUA como estratégia de formação continuada para práticas inclusivas e desenvolver ferramentas colaborativas aplicáveis no cotidiano escolar como um guia didático-docente em formato de e-Book interativo. A metodologia adotada é a pesquisa-ação (Thiollent, 2018), envolvendo professores que atuam no 6ºano da rede pública de Londrina-PR, com ciclos de planejamento, ação, observação e reflexão. Por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e registros de práticas, busca-se analisar a aplicabilidade do DUA, identificar desafios e ajustar estratégias. O recurso educacional incluirá orientações teórico-práticas, exemplos de atividades, módulos interativos de formação e recursos de avaliação adaptada, visando à flexibilização curricular e ao engajamento de todos os alunos. A justificativa apoia-se no aumento de 41,6% nas matrículas da educação especial (Censo Escolar, 2023) e na deficiência na formação docente (Tardif, 2012), destacando a urgência de capacitação para práticas inclusivas. O referencial teórico abarca autores como Zerbato e Mendes (2018), que defendem o DUA como modelo prático para maximizar oportunidades de aprendizagem, Alarcão (2002), que enfatiza a prática reflexiva docente. Os resultados parciais esperados incluem a sistematização de evidências sobre a eficácia do DUA e a construção colaborativa do guia, com potencial para integrar-se ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas. A pesquisa visa, assim, oferecer subsídios para políticas educacionais inclusivas e sustentáveis, fortalecendo a identidade docente e a equidade no ensino regular.

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