NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: RELATO E ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126811 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4548 "inscrito_id" => 12006 "titulo" => "NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: RELATO E ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Descreve-se e analisa-se uma experiência didática desenvolvida como disciplina para estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, em diálogo com o projeto de extensão Ateliê de Projetos: Tecendo Projetos Formativos no Diálogo Universidade e Escola realizado através do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. A disciplina Tópicos Especiais em Psicologia da Educação foi planejada com base nos princípios teórico-metodológicos da pesquisaformação narrativa (auto)biográfica (Henriques; Munhoz; Guimarães; 2023) e na proposta dos Ateliês Biográficos de Projetos de Christine Delory-Momberger (2006), que ressaltam a importância da ação reflexiva da pessoa para a construção e compreensão de suas experiências formativas. Os pressupostos teórico-metodológicos adotados apontam o caráter prospectivo da narrativa (auto)biográfica, que permite a interação do passado, presente e futuro, com a emergência de projetos de vida e formação. Assim, a disciplina teve como foco a produção de Narrativas (auto)biográficas para a construção do memorial educativo e da temática do Trabalho Final de Curso/TFC. Os procedimentos para o desenvolvimento da disciplina envolveram: discussões de textos sobre a narrativa (auto)biográfica como dispositivo de formação e método de investigação; produção de narrativas (auto)biográficas para a reflexão sobre as trajetórias formativas em nível pessoal e profissional; um tempo de síntese para a construção de um memorial educativo e da temática do TFC; e um balanço coletivo sobre a incidência da disciplina no percurso formativo e projeto de TFC de cada um. A dinâmica da disciplina, registrada em diário de classe, mostrou-se significativa para os discentes por permitir um movimento individual e coletivo de autoconhecimento, expressão e autoria; compreensão da trajetória pessoal e educativa para escolha da carreira docente; conexão prospectiva da teoria e prática para a construção de uma educação mais inclusiva e significativa; e descoberta de um tema para o TFC, preenchido de significados e sentidos pessoais e profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12006_TB4548_14102025170138.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALIA MARIA BARRIOS GONZÁLEZ" "autor_nome_curto" => "ALIA" "autor_email" => "aliabarrios@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126811 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4548 "inscrito_id" => 12006 "titulo" => "NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: RELATO E ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Descreve-se e analisa-se uma experiência didática desenvolvida como disciplina para estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, em diálogo com o projeto de extensão Ateliê de Projetos: Tecendo Projetos Formativos no Diálogo Universidade e Escola realizado através do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. A disciplina Tópicos Especiais em Psicologia da Educação foi planejada com base nos princípios teórico-metodológicos da pesquisaformação narrativa (auto)biográfica (Henriques; Munhoz; Guimarães; 2023) e na proposta dos Ateliês Biográficos de Projetos de Christine Delory-Momberger (2006), que ressaltam a importância da ação reflexiva da pessoa para a construção e compreensão de suas experiências formativas. Os pressupostos teórico-metodológicos adotados apontam o caráter prospectivo da narrativa (auto)biográfica, que permite a interação do passado, presente e futuro, com a emergência de projetos de vida e formação. Assim, a disciplina teve como foco a produção de Narrativas (auto)biográficas para a construção do memorial educativo e da temática do Trabalho Final de Curso/TFC. Os procedimentos para o desenvolvimento da disciplina envolveram: discussões de textos sobre a narrativa (auto)biográfica como dispositivo de formação e método de investigação; produção de narrativas (auto)biográficas para a reflexão sobre as trajetórias formativas em nível pessoal e profissional; um tempo de síntese para a construção de um memorial educativo e da temática do TFC; e um balanço coletivo sobre a incidência da disciplina no percurso formativo e projeto de TFC de cada um. A dinâmica da disciplina, registrada em diário de classe, mostrou-se significativa para os discentes por permitir um movimento individual e coletivo de autoconhecimento, expressão e autoria; compreensão da trajetória pessoal e educativa para escolha da carreira docente; conexão prospectiva da teoria e prática para a construção de uma educação mais inclusiva e significativa; e descoberta de um tema para o TFC, preenchido de significados e sentidos pessoais e profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12006_TB4548_14102025170138.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALIA MARIA BARRIOS GONZÁLEZ" "autor_nome_curto" => "ALIA" "autor_email" => "aliabarrios@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }