A IA COMO ALIADA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126816 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4555 "inscrito_id" => 12639 "titulo" => "A IA COMO ALIADA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "As Tecnologias da Informação e da Comunicação (doravante TICs) se tornaram aliadas eficazes ao Ensino de Língua Portuguesa como afirma Rodrigues (2018). Dentre essas TICs podemos resaltar a Inteligência Artificial (doravante IA) que nos últimos anos destacou-se devido a sua acessibilidade e capacidade de desenvolver/ampliar/elaborar, em poucos instantes, materiais didáticos personalizados e eficientes. Para tanto, este trabalho justifica-se apartir da necessidade de aprofundarmos nossos conhecimentos sobre IAs como aliadas no processo de produção de materiais didáticos diversos, tendo como foco principal o Ensino de Língua Portuguesa. Diante desta nova visão objetivamos “Analisar como as IAs foram utilizados no processo de produção de materiais didáticos por uma professora de Lingua Portuguesa”. Com a finalidade de fazer esta análise estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (I) identificar quais IAs foram utilizados por uma professores Língua Portuguesa para a produção de materiais didáticos; (II) compreender como se deu o processo de produção de materiais didáticos voltados para o ensino de Língua Portuguesa; (III) descrever as contribuições dadas pelas IAs durante o processo de produção de materiais didáticos. Este estudo foi baseado nas teorias sobre materiais didáticos (ZABALA, 1998), Tecnologias da Informação e da Comunicação (ROJO, 2013 e KENSKI, 2012) e Inteligência Artificial (BOA SORTE et al. 2021). Para tanto, temos como resultado uma maior compreensão sobre como a clareza, a contextualização e a realização de objetivos explícitos podem contribuir para a eficacia no processo de produção de materiais didáticos utilizando como ferramenta a IA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12639_TB4555_10112025214950.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA RAISSA RODRIGUES DINIZ" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "anna.raissa@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126816 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4555 "inscrito_id" => 12639 "titulo" => "A IA COMO ALIADA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "As Tecnologias da Informação e da Comunicação (doravante TICs) se tornaram aliadas eficazes ao Ensino de Língua Portuguesa como afirma Rodrigues (2018). Dentre essas TICs podemos resaltar a Inteligência Artificial (doravante IA) que nos últimos anos destacou-se devido a sua acessibilidade e capacidade de desenvolver/ampliar/elaborar, em poucos instantes, materiais didáticos personalizados e eficientes. Para tanto, este trabalho justifica-se apartir da necessidade de aprofundarmos nossos conhecimentos sobre IAs como aliadas no processo de produção de materiais didáticos diversos, tendo como foco principal o Ensino de Língua Portuguesa. Diante desta nova visão objetivamos “Analisar como as IAs foram utilizados no processo de produção de materiais didáticos por uma professora de Lingua Portuguesa”. Com a finalidade de fazer esta análise estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (I) identificar quais IAs foram utilizados por uma professores Língua Portuguesa para a produção de materiais didáticos; (II) compreender como se deu o processo de produção de materiais didáticos voltados para o ensino de Língua Portuguesa; (III) descrever as contribuições dadas pelas IAs durante o processo de produção de materiais didáticos. Este estudo foi baseado nas teorias sobre materiais didáticos (ZABALA, 1998), Tecnologias da Informação e da Comunicação (ROJO, 2013 e KENSKI, 2012) e Inteligência Artificial (BOA SORTE et al. 2021). Para tanto, temos como resultado uma maior compreensão sobre como a clareza, a contextualização e a realização de objetivos explícitos podem contribuir para a eficacia no processo de produção de materiais didáticos utilizando como ferramenta a IA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12639_TB4555_10112025214950.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA RAISSA RODRIGUES DINIZ" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "anna.raissa@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }