Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PENSAMENTO CRÍTICO: UMA PROPOSTA INTEGRADA COM PBL E OTIMIZAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A situação financeira do brasileiro é atualmente marcada por grandes desafios econômicos, como altos índices de endividamento, inflação e desemprego (IPEA, 2024). Muitos enfrentam dificuldades para equilibrar suas finanças devido à inflação, que reduz o poder de compra. O endividamento das famílias atinge níveis preocupantes, com muitas pessoas acumulando dívidas, especialmente relacionadas ao uso de crédito, como cartões e empréstimos pessoais (BC, 2023). Nesse contexto, a educação financeira no ensino médio torna-se fundamental para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes na gestão de seus recursos (Cunha, Laudares, 2017). Ao aprender a elaborar um orçamento doméstico, os alunos compreendem a importância de planejar suas receitas e despesas, equilibrando o que ganham e o que gastam. Programas como o Pé-de-Meia, do Governo Federal, incentivam a permanência escolar e o planejamento financeiro, oferecendo benefícios aos estudantes que atendem a critérios de frequência e aprovação (Brasil, 2023). Este trabalho propõe uma abordagem metodológica que combina a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) (Barrows, 1986) e o pensamento computacional (Wing, 2006) para ensinar otimização no orçamento doméstico. A partir de uma revisão teórica e do levantamento de práticas pedagógicas inovadoras, discute-se o potencial dessa abordagem para ensinar finanças pessoais no nível médio. Considerando os recursos recebidos pelo programa Pé-de-Meia, alunos são desafiados a resolver situações reais, relacionadas ao planejamento de despesas, modelagem computacional e análise de dados por meio de planilhas eletrônicas (Couto, Silva, 2024), utilizando conceitos matemáticos, algoritmos simples e ferramentas digitais para criar estratégias financeiras eficientes. Essa integração visa promover um aprendizado significativo, estimulando habilidades matemáticas e computacionais, além de fomentar a autonomia e o pensamento crítico em relação à gestão financeira pessoal.

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