DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ARACAJU
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126819 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4558 "inscrito_id" => 12269 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ARACAJU" "resumo" => "Este trabalho traz reflexões sobre a política de formação continuada de professores oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Aracaju (SE), através do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), aos docentes do Ensino Fundamental, público-alvo do centro, especificamente, os de língua portuguesa. Quanto à metodologia, o texto tem caráter exploratório, já que nos baseamos em documentos normativos e orientadores de Aracaju que norteiam a política pública de formação continuada, usando como procedimento a análise documental. O objetivo deste trabalho é analisar como é executada a política pública de formação continuada de professores na capital sergipana, através do Ceafe, principalmente, em língua portuguesa, contribuindo, assim, para aferir seu impacto no possível aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, buscamos apoio em estudos de Tardif (2012) sobre as relações entre os saberes, de Nóvoa (2022) quanto à necessária união entre o eu profissional e eu pessoal, e de Gatti (2017) a respeito da valorização da formação dos professores como uma questão social, além de analisarmos documentos que norteiam a política pública de formação continuada, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Lei Municipal nº 1.350/1988 e a Portaria Municipal nº 29/2002, entre outros. Com base nisso, busca-se refletir sobre a formação continuada de professores e as políticas públicas. Por fim, abordamos o modo como vem acontecendo nos últimos anos a formação na rede pública de ensino em Aracaju." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12269_TB4558_03112025135131.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILMA MESSIAS PORTO" "autor_nome_curto" => "EDILMA" "autor_email" => "edilmaporto@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126819 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4558 "inscrito_id" => 12269 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ARACAJU" "resumo" => "Este trabalho traz reflexões sobre a política de formação continuada de professores oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Aracaju (SE), através do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), aos docentes do Ensino Fundamental, público-alvo do centro, especificamente, os de língua portuguesa. Quanto à metodologia, o texto tem caráter exploratório, já que nos baseamos em documentos normativos e orientadores de Aracaju que norteiam a política pública de formação continuada, usando como procedimento a análise documental. O objetivo deste trabalho é analisar como é executada a política pública de formação continuada de professores na capital sergipana, através do Ceafe, principalmente, em língua portuguesa, contribuindo, assim, para aferir seu impacto no possível aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, buscamos apoio em estudos de Tardif (2012) sobre as relações entre os saberes, de Nóvoa (2022) quanto à necessária união entre o eu profissional e eu pessoal, e de Gatti (2017) a respeito da valorização da formação dos professores como uma questão social, além de analisarmos documentos que norteiam a política pública de formação continuada, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Lei Municipal nº 1.350/1988 e a Portaria Municipal nº 29/2002, entre outros. Com base nisso, busca-se refletir sobre a formação continuada de professores e as políticas públicas. Por fim, abordamos o modo como vem acontecendo nos últimos anos a formação na rede pública de ensino em Aracaju." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12269_TB4558_03112025135131.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILMA MESSIAS PORTO" "autor_nome_curto" => "EDILMA" "autor_email" => "edilmaporto@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }