Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ARACAJU

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho traz reflexões sobre a política de formação continuada de professores oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Aracaju (SE), através do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), aos docentes do Ensino Fundamental, público-alvo do centro, especificamente, os de língua portuguesa. Quanto à metodologia, o texto tem caráter exploratório, já que nos baseamos em documentos normativos e orientadores de Aracaju que norteiam a política pública de formação continuada, usando como procedimento a análise documental. O objetivo deste trabalho é analisar como é executada a política pública de formação continuada de professores na capital sergipana, através do Ceafe, principalmente, em língua portuguesa, contribuindo, assim, para aferir seu impacto no possível aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, buscamos apoio em estudos de Tardif (2012) sobre as relações entre os saberes, de Nóvoa (2022) quanto à necessária união entre o eu profissional e eu pessoal, e de Gatti (2017) a respeito da valorização da formação dos professores como uma questão social, além de analisarmos documentos que norteiam a política pública de formação continuada, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Lei Municipal nº 1.350/1988 e a Portaria Municipal nº 29/2002, entre outros. Com base nisso, busca-se refletir sobre a formação continuada de professores e as políticas públicas. Por fim, abordamos o modo como vem acontecendo nos últimos anos a formação na rede pública de ensino em Aracaju.

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