EDUCAÇÃO MUSICAL PARA SURDOS: DOS DIREITOS ÀS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126821 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4563 "inscrito_id" => 12977 "titulo" => "EDUCAÇÃO MUSICAL PARA SURDOS: DOS DIREITOS ÀS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar os fundamentos e as compreensões que orientam as práticas de educação musical para surdos e não surdos em turmas dos anos finais do ensino fundamental de escolas do município de São Paulo. A abordagem metodológica contempla um estudo bibliográfico de natureza qualitativa, e a proposição de práticas de educação musical resultantes do processo de pesquisa e das abordagens universalistas. A partir da noção de educação musical para surdos, conforme Schambeck (2017), este estudo propõe caminhos para a construção de atividades de experimentação musical voltadas para as práticas inclusivas, tanto dentro quanto fora das salas de aula na educação básica. Além disso, valoriza-se a articulação das abordagens universalistas com o sociointeracionismo de Vygotsky (2021), bem como a formação de professoras e estudantes como uma prática da liberdade para aprender e sentir a música, em diálogo com Freire (2001) e sua abordagem humanizadora. Por fim, o trabalho destaca a necessidade de incentivar docentes na busca por compreensões e recursos pedagógicos que fundamentam práticas inclusivas em diferentes contextos escolares, garantindo, assim, o direito à educação musical. Como resultado da pesquisa, compartilhamos um material com estratégias para a organização dos processos educativos e o desenvolvimento de atividades práticas na educação musical." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12977_TB4563_29102025164238.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍDIA VIEIRA MACHADO QUINTILHANO" "autor_nome_curto" => "LÍDIA" "autor_email" => "lidiadf28@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126821 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4563 "inscrito_id" => 12977 "titulo" => "EDUCAÇÃO MUSICAL PARA SURDOS: DOS DIREITOS ÀS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar os fundamentos e as compreensões que orientam as práticas de educação musical para surdos e não surdos em turmas dos anos finais do ensino fundamental de escolas do município de São Paulo. A abordagem metodológica contempla um estudo bibliográfico de natureza qualitativa, e a proposição de práticas de educação musical resultantes do processo de pesquisa e das abordagens universalistas. A partir da noção de educação musical para surdos, conforme Schambeck (2017), este estudo propõe caminhos para a construção de atividades de experimentação musical voltadas para as práticas inclusivas, tanto dentro quanto fora das salas de aula na educação básica. Além disso, valoriza-se a articulação das abordagens universalistas com o sociointeracionismo de Vygotsky (2021), bem como a formação de professoras e estudantes como uma prática da liberdade para aprender e sentir a música, em diálogo com Freire (2001) e sua abordagem humanizadora. Por fim, o trabalho destaca a necessidade de incentivar docentes na busca por compreensões e recursos pedagógicos que fundamentam práticas inclusivas em diferentes contextos escolares, garantindo, assim, o direito à educação musical. Como resultado da pesquisa, compartilhamos um material com estratégias para a organização dos processos educativos e o desenvolvimento de atividades práticas na educação musical." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12977_TB4563_29102025164238.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍDIA VIEIRA MACHADO QUINTILHANO" "autor_nome_curto" => "LÍDIA" "autor_email" => "lidiadf28@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }