Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO MUSICAL PARA SURDOS: DOS DIREITOS ÀS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os fundamentos e as compreensões que orientam as práticas de educação musical para surdos e não surdos em turmas dos anos finais do ensino fundamental de escolas do município de São Paulo. A abordagem metodológica contempla um estudo bibliográfico de natureza qualitativa, e a proposição de práticas de educação musical resultantes do processo de pesquisa e das abordagens universalistas. A partir da noção de educação musical para surdos, conforme Schambeck (2017), este estudo propõe caminhos para a construção de atividades de experimentação musical voltadas para as práticas inclusivas, tanto dentro quanto fora das salas de aula na educação básica. Além disso, valoriza-se a articulação das abordagens universalistas com o sociointeracionismo de Vygotsky (2021), bem como a formação de professoras e estudantes como uma prática da liberdade para aprender e sentir a música, em diálogo com Freire (2001) e sua abordagem humanizadora. Por fim, o trabalho destaca a necessidade de incentivar docentes na busca por compreensões e recursos pedagógicos que fundamentam práticas inclusivas em diferentes contextos escolares, garantindo, assim, o direito à educação musical. Como resultado da pesquisa, compartilhamos um material com estratégias para a organização dos processos educativos e o desenvolvimento de atividades práticas na educação musical.

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