Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA OFICINA COM FOCO NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126823
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4565
    "inscrito_id" => 8096
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA OFICINA COM FOCO NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo propor reflexões acerca da realização de uma oficina intitulada FormAÇÃO de Professores com foco no Ensino por Investigação, explorando suas implicações pedagógicas e potencialidades para a prática docente. Para isso, foi desenvolvida uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), fundamentada nos pressupostos de Carvalho et al., (2009), proporcionando aos participantes uma experiência imersiva nesse modelo de ensino. A constituição dos dados empíricos ocorreu por meio de gravações em áudio e vídeo, permitindo a análise das interações, argumentações e estratégias adotadas pelos participantes ao longo da atividade. Este estudo apresenta um relato de experiência referente à realização da oficina em questão. Adotamos uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, para expor e analisar as ações desenvolvidas durante o percurso formativo. Observou-se que a realização do evento contribuiu significativamente para que os futuros professores pudessem refletir sobre as práticas de ensino de natureza tradicional ainda presentes no contexto educacional. Neste trabalho, considera-se tradicional um ambiente de aprendizagem no qual os alunos assumem um papel predominantemente passivo, com pouca participação ativa na construção do conhecimento. Dessa forma, conclui-se que a oficina cumpriu seu propósito formativo ao proporcionar, de maneira prática, uma introdução aos conceitos e fundamentos do Ensino por Investigação. A experiência permitiu que os participantes refletissem sobre sua aplicação em contextos educacionais, contribuindo para a ressignificação de suas práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8096_TB4565_28102025235906.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO CARLOS TELES CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO TELES"
    "autor_email" => "joaocarlosteles01@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126823
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4565
    "inscrito_id" => 8096
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA OFICINA COM FOCO NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo propor reflexões acerca da realização de uma oficina intitulada FormAÇÃO de Professores com foco no Ensino por Investigação, explorando suas implicações pedagógicas e potencialidades para a prática docente. Para isso, foi desenvolvida uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), fundamentada nos pressupostos de Carvalho et al., (2009), proporcionando aos participantes uma experiência imersiva nesse modelo de ensino. A constituição dos dados empíricos ocorreu por meio de gravações em áudio e vídeo, permitindo a análise das interações, argumentações e estratégias adotadas pelos participantes ao longo da atividade. Este estudo apresenta um relato de experiência referente à realização da oficina em questão. Adotamos uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, para expor e analisar as ações desenvolvidas durante o percurso formativo. Observou-se que a realização do evento contribuiu significativamente para que os futuros professores pudessem refletir sobre as práticas de ensino de natureza tradicional ainda presentes no contexto educacional. Neste trabalho, considera-se tradicional um ambiente de aprendizagem no qual os alunos assumem um papel predominantemente passivo, com pouca participação ativa na construção do conhecimento. Dessa forma, conclui-se que a oficina cumpriu seu propósito formativo ao proporcionar, de maneira prática, uma introdução aos conceitos e fundamentos do Ensino por Investigação. A experiência permitiu que os participantes refletissem sobre sua aplicação em contextos educacionais, contribuindo para a ressignificação de suas práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8096_TB4565_28102025235906.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO CARLOS TELES CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO TELES"
    "autor_email" => "joaocarlosteles01@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor reflexões acerca da realização de uma oficina intitulada FormAÇÃO de Professores com foco no Ensino por Investigação, explorando suas implicações pedagógicas e potencialidades para a prática docente. Para isso, foi desenvolvida uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), fundamentada nos pressupostos de Carvalho et al., (2009), proporcionando aos participantes uma experiência imersiva nesse modelo de ensino. A constituição dos dados empíricos ocorreu por meio de gravações em áudio e vídeo, permitindo a análise das interações, argumentações e estratégias adotadas pelos participantes ao longo da atividade. Este estudo apresenta um relato de experiência referente à realização da oficina em questão. Adotamos uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, para expor e analisar as ações desenvolvidas durante o percurso formativo. Observou-se que a realização do evento contribuiu significativamente para que os futuros professores pudessem refletir sobre as práticas de ensino de natureza tradicional ainda presentes no contexto educacional. Neste trabalho, considera-se tradicional um ambiente de aprendizagem no qual os alunos assumem um papel predominantemente passivo, com pouca participação ativa na construção do conhecimento. Dessa forma, conclui-se que a oficina cumpriu seu propósito formativo ao proporcionar, de maneira prática, uma introdução aos conceitos e fundamentos do Ensino por Investigação. A experiência permitiu que os participantes refletissem sobre sua aplicação em contextos educacionais, contribuindo para a ressignificação de suas práticas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.