A CAPTOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS DISCENTES FRENTE AS TECNOLOGIAS PERSUASIVAS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126825 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4567 "inscrito_id" => 683 "titulo" => "A CAPTOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS DISCENTES FRENTE AS TECNOLOGIAS PERSUASIVAS." "resumo" => "Este trabalho dispõem sobre os impactos da captologia no cotidiano discente, mediante a análise comportamental dos alunos frente ao gerenciamento do tempo e controle emocional em relação ao uso de tecnologias. O termo CAPT advém do acrônimo “Computers As Persuasive Technologies”. Tendo em vista a elevação dos impactos psicossociais - compulsividade, ansiedade e vícios na adolescência em detrimento das estratégias persuasivas intensificada pelos algoritmos, surge a necessidade de debater a respeito do uso consciente de tecnologias na tentativa de mitigar o excesso de atenção em telas e de ações compulsivas. A pesquisa teve como objetivo compreender os conceitos, técnicas e tipos de tecnologias persuasivas; investigar o comportamento dos alunos frente ao uso de tecnologias; classificar tipos de tecnologias de persuasão mais presente no cotidiano dos alunos; avaliar os impactos que a captologia pode apresentar no comportamento discente, além de promover a educação emocional no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa ação qualitativa com 200 alunos do ensino médio. Por meio da observação, pesquisa, questionários e ações foi possível compreender os princípios da captologia, bem como identificar indícios no comportamento discente, no uso de site de apostas (bets), jogos gacha, feeds/timelines das redes sociais e streamings - com o efeito slot machine e zeigarnik; além de site de compras com uso do Big Data e IA que por meio de gatilhos mentais induzem os jovens a mudança de hábitos, seja na compra, utilização do software, consumo de conteúdos, dentre outras ações impulsionadas pela captologia, o que requer uma educação para o controle emocional frente o uso de tais tecnologias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID683_TB4567_30102025005556.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS FELIPE DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "CARLOS FELIPE" "autor_email" => "carlos.felipe.edu20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126825 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4567 "inscrito_id" => 683 "titulo" => "A CAPTOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS DISCENTES FRENTE AS TECNOLOGIAS PERSUASIVAS." "resumo" => "Este trabalho dispõem sobre os impactos da captologia no cotidiano discente, mediante a análise comportamental dos alunos frente ao gerenciamento do tempo e controle emocional em relação ao uso de tecnologias. O termo CAPT advém do acrônimo “Computers As Persuasive Technologies”. Tendo em vista a elevação dos impactos psicossociais - compulsividade, ansiedade e vícios na adolescência em detrimento das estratégias persuasivas intensificada pelos algoritmos, surge a necessidade de debater a respeito do uso consciente de tecnologias na tentativa de mitigar o excesso de atenção em telas e de ações compulsivas. A pesquisa teve como objetivo compreender os conceitos, técnicas e tipos de tecnologias persuasivas; investigar o comportamento dos alunos frente ao uso de tecnologias; classificar tipos de tecnologias de persuasão mais presente no cotidiano dos alunos; avaliar os impactos que a captologia pode apresentar no comportamento discente, além de promover a educação emocional no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa ação qualitativa com 200 alunos do ensino médio. Por meio da observação, pesquisa, questionários e ações foi possível compreender os princípios da captologia, bem como identificar indícios no comportamento discente, no uso de site de apostas (bets), jogos gacha, feeds/timelines das redes sociais e streamings - com o efeito slot machine e zeigarnik; além de site de compras com uso do Big Data e IA que por meio de gatilhos mentais induzem os jovens a mudança de hábitos, seja na compra, utilização do software, consumo de conteúdos, dentre outras ações impulsionadas pela captologia, o que requer uma educação para o controle emocional frente o uso de tais tecnologias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID683_TB4567_30102025005556.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS FELIPE DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "CARLOS FELIPE" "autor_email" => "carlos.felipe.edu20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }