CULTIVANDO A CURIOSIDADE CIENTÍFICA: O USO DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS E INVESTIGATIVAS NO ENSINO MÉDIO
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Vale ressaltar que a curiosidade científica atrelada ao encantamento é mais estimulada no ensino infantil e vai se perdendo ao avançar dos níveis escolares. Assim, buscamos propor uma Sequência Didática (SD) investigativa atravessada pela metodologia do encantamento e vivenciada através da contação de histórias no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede (PROFBIO). A referida SD contemplou cinco momentos (antecipação, encontro, investigação, descoberta e disseminação) destinados à abordagem de conteúdos de microbiologia e saúde, tendo sido aplicada com 45 alunos do 1º ano do Ensino Médio (15-16 anos). Destacamos que esse relato trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) e tem como objetivo descrever os efeitos dos dois primeiros momentos da SD para a curiosidade e encantamento dos alunos relativos aos conteúdos de microbiologia e saúde. 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