Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO UMA FERRAMENTA APRIMORADA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo visa investigar a contribuição das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a efetivação da educação inclusiva no Brasil, considerando os desafios estruturais e pedagógicos enfrentados pelas instituições de ensino. A pesquisa é de caráter qualitativo e descritivo, com abordagem metodológica baseada na análise documental e revisão bibliográfica sistemática. A coleta de dados será realizada por meio de revisão de literatura, análise documental e, opcionalmente, entrevistas semiestruturadas e observações participantes, com o objetivo de compreender as práticas pedagógicas e as estratégias de inclusão adotadas pelas SRM. A amostra é composta por instituições de ensino que implementam SRM, estudantes com deficiência atendidos por essas salas, professores de AEE e gestores escolares. Os resultados esperados incluem a identificação das barreiras e potencialidades das práticas inclusivas no ambiente escolar, bem como a proposição de estratégias pedagógicas e metodológicas para aprimorar a educação inclusiva. A fundamentação teórica é baseada em referenciais como a Declaração de Salamanca (1994), a Resolução nº 4/2009 e o Decreto nº 7.611/2011, além de autores como Diniz (2007) e Carneiro e Leite (2017). A análise dos dados é realizada por meio de uma abordagem interpretativa, visando evidenciar as relações entre as práticas pedagógicas, a estrutura das SRM e a promoção da inclusão escolar.

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