EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI, EM CODÓ/MA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126833 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4588 "inscrito_id" => 13016 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI, EM CODÓ/MA" "resumo" => "A inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) é um tema fundamental nas questões sobre direitos humanos e igualdade social, sobretudo no âmbito educacional. Este trabalho traz análises sobre educação especial na perspectiva inclusiva, destacando as contribuições da Associação Pestalozzi, que tem atuado com vistas o atendimento educacional especializado no município de Codó, estado do Maranhão. A metodologia empregada envolve uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas realizadas com profissionais da instituição com o objetivo de compreender como é realizado o atendimento de pessoas com deficiência em uma perspectiva de inclusão social e educativa, além de estudos teóricos, fundamentados por Mantoan (2003), Pessoa (2019), e os marcos normativos, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996 a Conferência de Salamanca (1994) e Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015. Os principais resultados apontam que apesar dos avanços nas políticas públicas e na conscientização acerca dos direitos de pessoas com deficiência, ainda há barreiras dentro do ambiente escolar que precisam ser revistas e refletidas. A pesquisa conclui que não basta a inserção de Pessoas com Deficiência nos ambientes educacionais, mas que deva haver um compromisso de adaptação de espaços, formação de profissionais qualificados e compromisso coletivo que valorize a diversidade e promova a equidade e de fato a inclusão. O estudo revela a importância da Associação Pestalozzi, visto que, a instituição está empenhada em trabalhar a inclusão, adaptações e sociabilização de pessoas com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13016_TB4588_30102025155141.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR SILVA CHAGAS" "autor_nome_curto" => "João Victor" "autor_email" => "jvs.chagas@discente.ufma.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126833 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4588 "inscrito_id" => 13016 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI, EM CODÓ/MA" "resumo" => "A inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) é um tema fundamental nas questões sobre direitos humanos e igualdade social, sobretudo no âmbito educacional. Este trabalho traz análises sobre educação especial na perspectiva inclusiva, destacando as contribuições da Associação Pestalozzi, que tem atuado com vistas o atendimento educacional especializado no município de Codó, estado do Maranhão. A metodologia empregada envolve uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas realizadas com profissionais da instituição com o objetivo de compreender como é realizado o atendimento de pessoas com deficiência em uma perspectiva de inclusão social e educativa, além de estudos teóricos, fundamentados por Mantoan (2003), Pessoa (2019), e os marcos normativos, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996 a Conferência de Salamanca (1994) e Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015. Os principais resultados apontam que apesar dos avanços nas políticas públicas e na conscientização acerca dos direitos de pessoas com deficiência, ainda há barreiras dentro do ambiente escolar que precisam ser revistas e refletidas. A pesquisa conclui que não basta a inserção de Pessoas com Deficiência nos ambientes educacionais, mas que deva haver um compromisso de adaptação de espaços, formação de profissionais qualificados e compromisso coletivo que valorize a diversidade e promova a equidade e de fato a inclusão. O estudo revela a importância da Associação Pestalozzi, visto que, a instituição está empenhada em trabalhar a inclusão, adaptações e sociabilização de pessoas com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13016_TB4588_30102025155141.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR SILVA CHAGAS" "autor_nome_curto" => "João Victor" "autor_email" => "jvs.chagas@discente.ufma.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }