Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURADORIA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE FILTRAGEM E ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126834
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4591
    "inscrito_id" => 7987
    "titulo" => "CURADORIA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE FILTRAGEM E ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO DE ENSINO"
    "resumo" => "A curadoria educacional digital enquanto prática pedagógica, consiste na seleção criteriosa do professor na organização sistemática, no compartilhamento estratégico de recursos educacionais como, canais do YouTube, Jogos digitais, aplicativos entre outros, que contribuem para superar os desafios no processo de ensino envolvendo a Tecnologia Digital (TD). Destarte, o objetivo geral é evidenciar a importância da curadoria para um planejamento bem estruturado ao envolver tecnologias atuais na sala de aula. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, cujo aporte teórico apoia-se em Silva; Hessel (2021), Kenski (2002 ), Souza; Araújo (2023) e Libâneo (2006). Para Kenski (2002), interagir com as informações e com as pessoas para aprender é fundamental. Em Souza; Araújo (2023) a cultura digital na educação também apresenta alguns desafios. Um dos principais é a falta de preparo dos professores para trabalhar com as novas tecnologias, a velocidade nas atualizações. Silva e Hessel (2021), enfatiza que para a curadoria ser realmente efetiva, o docente deve levar as TDIC para dentro da sala de aula, aproximando-se do contexto de vida do estudante, para que a informação seja fecundada, transformando-a em conhecimento. E para tal diria que os resultados mostraram que a organização e conhecimento docente sobre curadoria digital, em muito enriqueceu o trabalho didático docente e o envolvimentos dos estudantes da educação básica na interação com os conteúdos estudados na disciplina de ciências ao tratar dos aparelhos humanos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7987_TB4591_21102025001558.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA PRISCILA MOREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "09brunapriscila@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126834
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4591
    "inscrito_id" => 7987
    "titulo" => "CURADORIA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE FILTRAGEM E ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO DE ENSINO"
    "resumo" => "A curadoria educacional digital enquanto prática pedagógica, consiste na seleção criteriosa do professor na organização sistemática, no compartilhamento estratégico de recursos educacionais como, canais do YouTube, Jogos digitais, aplicativos entre outros, que contribuem para superar os desafios no processo de ensino envolvendo a Tecnologia Digital (TD). Destarte, o objetivo geral é evidenciar a importância da curadoria para um planejamento bem estruturado ao envolver tecnologias atuais na sala de aula. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, cujo aporte teórico apoia-se em Silva; Hessel (2021), Kenski (2002 ), Souza; Araújo (2023) e Libâneo (2006). Para Kenski (2002), interagir com as informações e com as pessoas para aprender é fundamental. Em Souza; Araújo (2023) a cultura digital na educação também apresenta alguns desafios. Um dos principais é a falta de preparo dos professores para trabalhar com as novas tecnologias, a velocidade nas atualizações. Silva e Hessel (2021), enfatiza que para a curadoria ser realmente efetiva, o docente deve levar as TDIC para dentro da sala de aula, aproximando-se do contexto de vida do estudante, para que a informação seja fecundada, transformando-a em conhecimento. E para tal diria que os resultados mostraram que a organização e conhecimento docente sobre curadoria digital, em muito enriqueceu o trabalho didático docente e o envolvimentos dos estudantes da educação básica na interação com os conteúdos estudados na disciplina de ciências ao tratar dos aparelhos humanos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7987_TB4591_21102025001558.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA PRISCILA MOREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "09brunapriscila@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A curadoria educacional digital enquanto prática pedagógica, consiste na seleção criteriosa do professor na organização sistemática, no compartilhamento estratégico de recursos educacionais como, canais do YouTube, Jogos digitais, aplicativos entre outros, que contribuem para superar os desafios no processo de ensino envolvendo a Tecnologia Digital (TD). Destarte, o objetivo geral é evidenciar a importância da curadoria para um planejamento bem estruturado ao envolver tecnologias atuais na sala de aula. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, cujo aporte teórico apoia-se em Silva; Hessel (2021), Kenski (2002 ), Souza; Araújo (2023) e Libâneo (2006). Para Kenski (2002), interagir com as informações e com as pessoas para aprender é fundamental. Em Souza; Araújo (2023) a cultura digital na educação também apresenta alguns desafios. Um dos principais é a falta de preparo dos professores para trabalhar com as novas tecnologias, a velocidade nas atualizações. Silva e Hessel (2021), enfatiza que para a curadoria ser realmente efetiva, o docente deve levar as TDIC para dentro da sala de aula, aproximando-se do contexto de vida do estudante, para que a informação seja fecundada, transformando-a em conhecimento. E para tal diria que os resultados mostraram que a organização e conhecimento docente sobre curadoria digital, em muito enriqueceu o trabalho didático docente e o envolvimentos dos estudantes da educação básica na interação com os conteúdos estudados na disciplina de ciências ao tratar dos aparelhos humanos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.