APRENDENDO CINEMÁTICA COM CATAPULTAS E FOGUETES DE PAPEL
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Este relato de experiência visa descrever a implementação da atividade, seus impactos no aprendizado dos estudantes do ensino médio na disciplina de Física e as possíveis melhorias para futuras aplicações. A aprendizagem ativa tem sido amplamente defendida como uma abordagem eficaz para o ensino de ciências, promovendo o engajamento dos estudantes e a compreensão dos conceitos. Desde o século XIX, autores como Piaget (1970), Freire (1970) e Vygotsky (1978), a construção do conhecimento ocorre de maneira mais significativa quando os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem. No ensino de Física, atividades experimentais e o uso de simulações têm mostrado resultados positivos no desenvolvimento das habilidades dos estudantes (Hake, 1998; Heidemann, et al., 2012). O PhET é uma ferramenta reconhecida por sua interatividade e potencial para auxiliar na compreensão de fenômenos físicos complexos (Perkins et al., 2006). Resultados prévios mostram maior engajamento dos estudantes e desenvolvimento de habilidades investigativas. A análise qualitativa dos registros dos alunos permite melhorar a sequência didática da aprendizagem e o impacto da atividade no processo de ensino-aprendizagem. 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