Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE MONITORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão escolar é um direito fundamental dos alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais. Os monitores desempenham um papel crucial ao oferecer suporte individualizado e facilitar a integração de alunos com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar. No entanto, para que esse processo ocorra de maneira efetiva, é essencial que os monitores de inclusão recebam formação adequada com uma equipe multiprofissional e qualificada para auxiliar neste processo de inclusão. Este artigo apresenta uma análise qualitativa sobre a relevância da formação oferecida aos monitores, com base na percepção destes na educação inclusiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e grupos focais, sendo analisados à luz da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011). E foram analisados pelo software IRaMuTeQ por meio da classificação hierárquica descendente (CHD) esta organiza os segmentos de texto em classes que agrupam vocabulários semelhantes, permitindo identificar padrões e relações entre os temas emergentes no corpus textual. Os resultados apontam que o olhar do terapeuta ocupacional e do psicólogo na formação dos monitores foi um diferencial para entender o processo de desenvolvimento e aprendizagem do estudante. Entretanto foram identificados desafios na aplicação dos conhecimentos adquiridos e indicam a necessidade de aperfeiçoamento na formação dos monitores para melhora em sua atuação e aplicabilidade.

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