Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM STEAM E LIBRAS: AQUISIÇÃO DA PRIMEIRA LÍNGUA POR CRIANÇAS SURDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) por crianças surdas na educação infantil, a partir da utilização da abordagem STEAM (do inglês Science, Technology, Engineering, Arts e Math) como método de ensino. A pesquisa, objeto de investigação para dissertação de mestrado, segue uma abordagem qualitativa e paradigma interpretativo, almejando a produção de trilhas de aprendizagem sinalizadas em Libras, observando os objetivos de aprendizagem da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e apoiando-se na transdisciplinaridade da STEAM para tornar o ensino mais lúdico, acessível e contextualizado. Os primeiros achados indicam a falta de pesquisas sobre a temática, a escassez de profissionais proficientes em Libras e a urgência de abordagens metodológicas inovadoras. Conclui-se que, os estudos analisados demonstram progressos relevantes, mas ainda revelam déficits consideráveis. Para avançar, é fundamental expandir a capacitação dos professores, aprimorar estratégias pedagógicas inclusivas, incentivar uma maior participação das famílias e garantir políticas públicas que viabilizem uma educação bilíngue equitativa. Além disso, deve-se dar prioridade ao uso de metodologias ativas, tecnologias assistivas e à criação de ferramentas de avaliação adaptadas. Quanto à abordagem STEAM, sua aplicação pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa, incentivando a inclusão e a equidade na educação infantil de crianças surdas.

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