Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo aborda os impactos do uso excessivo da tecnologia no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é analisar como a tecnologia afeta o desenvolvimento dessas crianças, influenciando significativamente suas vidas e interações, além de discutir alternativas para que ela seja uma ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo bibliográfico. A fundamentação teórica baseia-se nas contribuições de Jean Piaget(1978) e Lev Vygotsky (2007), que destacam a importância da interação com o ambiente e das mediações humanas no processo de aprendizagem infantil. Além disso, serão analisados os trabalhos de Nicholas Carr (2019) e Manfred Spitzer (2018), que discutem os efeitos negativos do uso excessivo de dispositivos digitais no desenvolvimento social e cognitivo das crianças. No contexto da educação especial, Barry Prizant (2015) e Temple Grandin (2018) ressaltam a necessidade de um equilíbrio entre o uso da tecnologia e a interação humana, visando à inclusão e ao desenvolvimento integral dos alunos com TEA. Metodologicamente, a pesquisa está sendo conduzida por meio da análise de literatura especializada, selecionando artigos científicos, livros e estudos sobre o tema A análise dos dados seguirá uma abordagem interpretativa, buscando identificar pontos de convergência e divergência. Até o momento, a pesquisa indica que o uso descontrolado da tecnologia pode gerar impactos significativos no desenvolvimento social e cognitivo de crianças com TEA, prejudicando sua integração e dificultando o acesso a recursos pedagógicos voltados para a formação integral. Assim, a tecnologia deve ser utilizada de forma moderada e monitorada, garantindo que sua aplicação favoreça o desenvolvimento completo das crianças com TEA e contribua para a construção de um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz.

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