LETRAMENTO RACIAL PARA A PRIMEIRA INFANCIA EM BENEVIDES, PARÁ, BRASIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126857 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4651 "inscrito_id" => 3597 "titulo" => "LETRAMENTO RACIAL PARA A PRIMEIRA INFANCIA EM BENEVIDES, PARÁ, BRASIL" "resumo" => "Diante de um contexto em que o diferente é considerado com estranheza e preconceito, educar para diversidades étnico-raciais e culturais, torna-se uma temática de suma importância para formar cidadãos capazes de respeitar e dialogar com as pessoas e com o mundo. Aprender a ser e aprender a conviver, são dois pilares fundamentais da Educação, portanto, ajudar a criança a reconhecer a beleza da sua identidade, é possibilitar que ela possa ampliar o olhar para fora de si e descobrir que o outro também belezas particulares. Considerar as raízes do racismo e sua permanência sociocultural, é buscar caminhos para dar um novo sentido à nossa história, onde se possa acolher e considerar a riqueza dos saberes e fazeres que tem cor e ancestralidade, e desse modo, construir um mundo mais socialmente justo e mais humano.O Projeto teve como objetivo geral proporcionar para as crianças uma sensibilização para a beleza das diversidades considerando a importância de cada criança com a descoberta da sua própria identidade, e através do reconhecimento de si, ampliar o olhar para a convivência respeitosa com as diversas diversidades raciais. O Projeto teve a duração de 5 etapas. O percurso de fortalecimento da identidade com cada criança foi feito com diálogo, escuta e acolhimento, e culminou com músicas, danças afro-brasileira, teatro com contação de histórias, e exposição de fotos, uma celebração com a participação da comunidade escolar, como servidores da educação e as famílias das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3597_TB4651_22102025085109.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY LENE LOPES CALDERARO" "autor_nome_curto" => "KELLY Calderaro" "autor_email" => "kellycalderaro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126857 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4651 "inscrito_id" => 3597 "titulo" => "LETRAMENTO RACIAL PARA A PRIMEIRA INFANCIA EM BENEVIDES, PARÁ, BRASIL" "resumo" => "Diante de um contexto em que o diferente é considerado com estranheza e preconceito, educar para diversidades étnico-raciais e culturais, torna-se uma temática de suma importância para formar cidadãos capazes de respeitar e dialogar com as pessoas e com o mundo. Aprender a ser e aprender a conviver, são dois pilares fundamentais da Educação, portanto, ajudar a criança a reconhecer a beleza da sua identidade, é possibilitar que ela possa ampliar o olhar para fora de si e descobrir que o outro também belezas particulares. Considerar as raízes do racismo e sua permanência sociocultural, é buscar caminhos para dar um novo sentido à nossa história, onde se possa acolher e considerar a riqueza dos saberes e fazeres que tem cor e ancestralidade, e desse modo, construir um mundo mais socialmente justo e mais humano.O Projeto teve como objetivo geral proporcionar para as crianças uma sensibilização para a beleza das diversidades considerando a importância de cada criança com a descoberta da sua própria identidade, e através do reconhecimento de si, ampliar o olhar para a convivência respeitosa com as diversas diversidades raciais. O Projeto teve a duração de 5 etapas. O percurso de fortalecimento da identidade com cada criança foi feito com diálogo, escuta e acolhimento, e culminou com músicas, danças afro-brasileira, teatro com contação de histórias, e exposição de fotos, uma celebração com a participação da comunidade escolar, como servidores da educação e as famílias das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3597_TB4651_22102025085109.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY LENE LOPES CALDERARO" "autor_nome_curto" => "KELLY Calderaro" "autor_email" => "kellycalderaro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }