Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PALAVRAS QUE LIBERTAM: LETRAMENTO LITERÁRIO E METODOLOGIAS ATIVAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo descreve um projeto de intervenção pedagógica realizado em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover o letramento literário e fomentar a conscientização crítica sobre a violência contra a mulher. A proposta emergiu a partir da constatação do aumento de casos de violência relatados pelos próprios alunos e confirmados por dados oficiais da Delegacia da Mulher, evidenciando a urgência de práticas educativas voltadas para a igualdade de gênero, os direitos humanos e a valorização da dignidade feminina. A metodologia adotada, fundamentada nos pressupostos do letramento literário, mobilizou diferentes gêneros textuais, como o conto "Venha Ver o Pôr do Sol", de Lygia Fagundes Telles, a música "Rosas", do grupo Atitude Feminina, e o cordel "A mulher não é culpada", de Anny Carlolynne. Para potencializar o envolvimento dos estudantes, seguiu-se a sequência básica de leitura proposta por Cosson (2021) — motivação, apresentação, leitura e interpretação —, complementada por metodologias ativas e participativas, como a produção de podcasts, rodas de conversa e encenações teatrais. Os resultados obtidos revelaram uma participação efetiva dos alunos, com maior engajamento nas atividades e o desenvolvimento de uma postura crítica, reflexiva e empática diante das questões relacionadas à violência de gênero. Além disso, observou-se um avanço significativo no letramento literário, com interpretações mais aprofundadas dos textos e a ampliação do repertório sociocultural dos discentes. Ao final do projeto, 90% dos participantes avaliaram a iniciativa como relevante para sua formação cidadã e ética. Dessa forma, a intervenção contribuiu para fortalecer os vínculos da comunidade escolar, incentivar práticas de respeito mútuo e promover a defesa dos direitos humanos.

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