PALAVRAS QUE LIBERTAM: LETRAMENTO LITERÁRIO E METODOLOGIAS ATIVAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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A proposta emergiu a partir da constatação do aumento de casos de violência relatados pelos próprios alunos e confirmados por dados oficiais da Delegacia da Mulher, evidenciando a urgência de práticas educativas voltadas para a igualdade de gênero, os direitos humanos e a valorização da dignidade feminina. A metodologia adotada, fundamentada nos pressupostos do letramento literário, mobilizou diferentes gêneros textuais, como o conto "Venha Ver o Pôr do Sol", de Lygia Fagundes Telles, a música "Rosas", do grupo Atitude Feminina, e o cordel "A mulher não é culpada", de Anny Carlolynne. Para potencializar o envolvimento dos estudantes, seguiu-se a sequência básica de leitura proposta por Cosson (2021) — motivação, apresentação, leitura e interpretação —, complementada por metodologias ativas e participativas, como a produção de podcasts, rodas de conversa e encenações teatrais. 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