NAS TERRAS DO MARAJÓ: O IMPACTO DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS DA AMAZÔNIA MARAJOARA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126868 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4666 "inscrito_id" => 3827 "titulo" => "NAS TERRAS DO MARAJÓ: O IMPACTO DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS DA AMAZÔNIA MARAJOARA" "resumo" => "Este estudo apresenta uma breve reflexão e discussão sobre como a educação emocional influencia no processo de aprendizagem de alunos do ensino fundamental em uma escola do meio rural do município de Breves/PA, na Amazônia Marajoara. A pesquisa é fruto dos resultados do projeto de pesquisa em psicologia educacional, intitulado “Mapeamento de dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem em escolas de ensino fundamental no município de Breves-Pará”, o qual tem como um dos objetivos refletir sobre como a educação emocional pode ser uma ferramenta transformadora no desenvolvimento dos estudantes, principalmente, em um contexto social e cultural único como o da Amazônia Marajoara. O referencial teórico está embasado em autores como Gardner (1983), Goleman (1995), Santos (2020) que discutem a importância da inteligência emocional para o sucesso acadêmico, o fortalecimento de vínculos afetivos e a construção de uma cidadania mais consciente e empática. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Como coleta de dados, utilizamos a observação participante, entrevistas e questionários semiestruturados com professores/as, direção, coordenação pedagógica, pais/responsáveis e alunos/as participantes da pesquisa. Os resultados apontam que a inserção de práticas emocionais no currículo escolar tem o potencial de melhorar significamente o ambiente escolar, favorecendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia, autorregulação e resiliência. Além disso, a pesquisa revela que a educação emocional, considerando as particularidades culturais e sociais da região, torna-se um dos principais caminhos para o fortalecimento da educação integral e a promoção de uma aprendizagem mais significativa e humana tanto para o aluno quanto para o professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3827_TB4666_10112025121638.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA CRISTHINY DA SILVA OTONI" "autor_nome_curto" => "DÉBORA OTONI" "autor_email" => "deboraotoni25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126868 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4666 "inscrito_id" => 3827 "titulo" => "NAS TERRAS DO MARAJÓ: O IMPACTO DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS DA AMAZÔNIA MARAJOARA" "resumo" => "Este estudo apresenta uma breve reflexão e discussão sobre como a educação emocional influencia no processo de aprendizagem de alunos do ensino fundamental em uma escola do meio rural do município de Breves/PA, na Amazônia Marajoara. A pesquisa é fruto dos resultados do projeto de pesquisa em psicologia educacional, intitulado “Mapeamento de dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem em escolas de ensino fundamental no município de Breves-Pará”, o qual tem como um dos objetivos refletir sobre como a educação emocional pode ser uma ferramenta transformadora no desenvolvimento dos estudantes, principalmente, em um contexto social e cultural único como o da Amazônia Marajoara. O referencial teórico está embasado em autores como Gardner (1983), Goleman (1995), Santos (2020) que discutem a importância da inteligência emocional para o sucesso acadêmico, o fortalecimento de vínculos afetivos e a construção de uma cidadania mais consciente e empática. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Como coleta de dados, utilizamos a observação participante, entrevistas e questionários semiestruturados com professores/as, direção, coordenação pedagógica, pais/responsáveis e alunos/as participantes da pesquisa. Os resultados apontam que a inserção de práticas emocionais no currículo escolar tem o potencial de melhorar significamente o ambiente escolar, favorecendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia, autorregulação e resiliência. Além disso, a pesquisa revela que a educação emocional, considerando as particularidades culturais e sociais da região, torna-se um dos principais caminhos para o fortalecimento da educação integral e a promoção de uma aprendizagem mais significativa e humana tanto para o aluno quanto para o professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3827_TB4666_10112025121638.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA CRISTHINY DA SILVA OTONI" "autor_nome_curto" => "DÉBORA OTONI" "autor_email" => "deboraotoni25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }