Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NAS TERRAS DO MARAJÓ: O IMPACTO DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS DA AMAZÔNIA MARAJOARA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo apresenta uma breve reflexão e discussão sobre como a educação emocional influencia no processo de aprendizagem de alunos do ensino fundamental em uma escola do meio rural do município de Breves/PA, na Amazônia Marajoara. A pesquisa é fruto dos resultados do projeto de pesquisa em psicologia educacional, intitulado “Mapeamento de dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem em escolas de ensino fundamental no município de Breves-Pará”, o qual tem como um dos objetivos refletir sobre como a educação emocional pode ser uma ferramenta transformadora no desenvolvimento dos estudantes, principalmente, em um contexto social e cultural único como o da Amazônia Marajoara. O referencial teórico está embasado em autores como Gardner (1983), Goleman (1995), Santos (2020) que discutem a importância da inteligência emocional para o sucesso acadêmico, o fortalecimento de vínculos afetivos e a construção de uma cidadania mais consciente e empática. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Como coleta de dados, utilizamos a observação participante, entrevistas e questionários semiestruturados com professores/as, direção, coordenação pedagógica, pais/responsáveis e alunos/as participantes da pesquisa. Os resultados apontam que a inserção de práticas emocionais no currículo escolar tem o potencial de melhorar significamente o ambiente escolar, favorecendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia, autorregulação e resiliência. Além disso, a pesquisa revela que a educação emocional, considerando as particularidades culturais e sociais da região, torna-se um dos principais caminhos para o fortalecimento da educação integral e a promoção de uma aprendizagem mais significativa e humana tanto para o aluno quanto para o professor.

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