AINDA ESTOU AQUI! ATENDIMENTO PEDAGÓGICO VOLTADO PARA ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126870 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4668 "inscrito_id" => 12032 "titulo" => "AINDA ESTOU AQUI! ATENDIMENTO PEDAGÓGICO VOLTADO PARA ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A democratização do acesso ao ensino superior tornou-se um marco nas universidades brasileiras a partir da década de 1960 e se intensificou no início do século XX, como decorrência da expansão do mercado de trabalho e da necessidade de qualificação educacional específica. Esse processo ocorreu simultaneamente a uma demanda urgente no campo pedagógico: garantir, por meio de políticas institucionais, a permanência dos estudantes para além da Educação Básica. Esse contexto impulsionou a atuação de profissionais, como pedagogos, em serviços de apoio voltados ao estudante do ensino superior. Diante do compromisso de promover e assegurar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, este trabalho tem como objetivo apresentar estratégias e recursos para o atendimento pedagógico a estudantes da graduação. A análise parte da experiência do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), localizado em Teresópolis, Rio de Janeiro. O referencial teórico-metodológico deste estudo fundamenta-se em pesquisas e contribuições teóricas sobre o trabalho desenvolvido por núcleos de apoio psicopedagógico em universidades brasileiras, com ênfase na atuação de pedagogos. O estudo propõe uma reflexão qualitativa sobre as possibilidades de intervenção e atendimento ao público universitário, contribuindo para o debate acerca da permanência e sucesso acadêmico dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12032_TB4668_30102025202525.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA GOULART FARIAS" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carlacristinafarias@unifeso.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS (UNIFESO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126870 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4668 "inscrito_id" => 12032 "titulo" => "AINDA ESTOU AQUI! ATENDIMENTO PEDAGÓGICO VOLTADO PARA ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A democratização do acesso ao ensino superior tornou-se um marco nas universidades brasileiras a partir da década de 1960 e se intensificou no início do século XX, como decorrência da expansão do mercado de trabalho e da necessidade de qualificação educacional específica. Esse processo ocorreu simultaneamente a uma demanda urgente no campo pedagógico: garantir, por meio de políticas institucionais, a permanência dos estudantes para além da Educação Básica. Esse contexto impulsionou a atuação de profissionais, como pedagogos, em serviços de apoio voltados ao estudante do ensino superior. Diante do compromisso de promover e assegurar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, este trabalho tem como objetivo apresentar estratégias e recursos para o atendimento pedagógico a estudantes da graduação. A análise parte da experiência do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), localizado em Teresópolis, Rio de Janeiro. O referencial teórico-metodológico deste estudo fundamenta-se em pesquisas e contribuições teóricas sobre o trabalho desenvolvido por núcleos de apoio psicopedagógico em universidades brasileiras, com ênfase na atuação de pedagogos. O estudo propõe uma reflexão qualitativa sobre as possibilidades de intervenção e atendimento ao público universitário, contribuindo para o debate acerca da permanência e sucesso acadêmico dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12032_TB4668_30102025202525.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA GOULART FARIAS" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carlacristinafarias@unifeso.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS (UNIFESO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }