MAIS CONVERSAS COM PROFESSORAS E PROFESSORES EM FORMAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126873 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4673 "inscrito_id" => 13176 "titulo" => "MAIS CONVERSAS COM PROFESSORAS E PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho tem o intuito de assumir a conversa como elemento teóricometodológico fazendo uma tessitura com narrativas que contemplem a formação docente, tendo como embasamento as temáticas: lúdico e gênero, ressaltando as falas potentes das/os participantes da pesquisa nos dois cursos gonçalenses (Curso Normal no nível médio e Curso de Pedagogia no nível superior) localizados no município de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro. O objetivo deste estudo foi saber/compartilhar/refletir/possibilitar/articular com as/os formandasparceiras e formandosparceiros do Instituto de Educação Clélia Nanci (IECN) e universitáriasparceiras e universitáriosparceiros da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP) os saberes em relação ao lúdico e ao gênero na formação docente para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teóricometodológico está composto por Ribeiro; Souza; Sampaio (2018) delineando a conversa como metodologia, Kishimoto (2011 e 2016) e Santos (2001, 2011 e 2014) indicando a ludicidade, Alves (2002 e 2008) com a metodologia nos/dos/com os cotidianos, Bragança e Araújo (2014) com a formação docente e para estabelecer considerações sobre as questões de gênero, as autoras Louro (1997, 2000 e 2008), Auad (2006) e Sepulveda (2012). As interpretações das narrativas articuladas com pensamentos de autoras/es adotados nesse estudo fazem parte do aporte qualitativo que indicam os resultados da pesquisa. É importante afirmar que, os conceitos em justaposição no texto evitam a dicotomia segundo Alves (2002 e 2008) e auxiliam na compreensão dos termos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13176_TB4673_23102025095402.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA NÉLY MARQUES BISPO" "autor_nome_curto" => "JOANA NÉLY" "autor_email" => "bisjoana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126873 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4673 "inscrito_id" => 13176 "titulo" => "MAIS CONVERSAS COM PROFESSORAS E PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho tem o intuito de assumir a conversa como elemento teóricometodológico fazendo uma tessitura com narrativas que contemplem a formação docente, tendo como embasamento as temáticas: lúdico e gênero, ressaltando as falas potentes das/os participantes da pesquisa nos dois cursos gonçalenses (Curso Normal no nível médio e Curso de Pedagogia no nível superior) localizados no município de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro. O objetivo deste estudo foi saber/compartilhar/refletir/possibilitar/articular com as/os formandasparceiras e formandosparceiros do Instituto de Educação Clélia Nanci (IECN) e universitáriasparceiras e universitáriosparceiros da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP) os saberes em relação ao lúdico e ao gênero na formação docente para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teóricometodológico está composto por Ribeiro; Souza; Sampaio (2018) delineando a conversa como metodologia, Kishimoto (2011 e 2016) e Santos (2001, 2011 e 2014) indicando a ludicidade, Alves (2002 e 2008) com a metodologia nos/dos/com os cotidianos, Bragança e Araújo (2014) com a formação docente e para estabelecer considerações sobre as questões de gênero, as autoras Louro (1997, 2000 e 2008), Auad (2006) e Sepulveda (2012). As interpretações das narrativas articuladas com pensamentos de autoras/es adotados nesse estudo fazem parte do aporte qualitativo que indicam os resultados da pesquisa. É importante afirmar que, os conceitos em justaposição no texto evitam a dicotomia segundo Alves (2002 e 2008) e auxiliam na compreensão dos termos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13176_TB4673_23102025095402.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA NÉLY MARQUES BISPO" "autor_nome_curto" => "JOANA NÉLY" "autor_email" => "bisjoana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }